Qual o significado da inteligência emocional?

Índice

Qual o significado da inteligência emocional?

Qual o significado da inteligência emocional?

A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções. ... Isso inclui a capacidade de síntese, de intuição, compreensão da linguagem, música e gestos, entre outras.

Quem é o pai da inteligência emocional?

Daniel Goleman Jornalista, psicólogo, escritor e considerado o pai da Inteligência Emocional. O norte-americano Daniel Goleman escreveu para o New York Times, um dos jornais de maior circulação nos Estados Unidos, por mais de uma década.

Qual o conceito de inteligência emocional Segundo Goleman?

Goleman descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. Segundo o psicólogo, o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo.

Qual o objetivo da inteligência emocional?

De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. ... Ou seja, é uma habilidade que permite que as pessoas gerenciem melhor seus sentimentos e a forma que agirão com base neles.

Quando surgiu o conceito de inteligência emocional?

O conceito de Inteligência Emocional surgiu em 1990, proposto pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer. No entanto, tornou-se conhecido mundialmente após a publicação do livro Inteligência Emocional, em 1995, por Daniel Goleman.

Quando Daniel Goleman escreveu Inteligência Emocional?

Em 1995, tornou-se uma celebridade do mercado editorial com a publicação do livro Inteligência Emocional, que vendeu 5 milhões de cópias, em quarenta idiomas e se tornou um best-seller em vários países.

Quais são os pilares da Inteligência Emocional?

4 pilares da inteligência emocional para desenvolver e melhorar a vida pessoal e profissional. Os pilares da inteligência emocional são: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relacionamentos.

Quais são as habilidades da inteligência emocional Segundo Daniel Goleman?

Segundo Daniel Goleman, a Inteligência Emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:

  • Autoconhecimento emocional. Capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos. ...
  • Controle emocional. ...
  • Automotivação. ...
  • Reconhecimento das emoções em outras pessoas. ...
  • Relacionamentos interpessoais.

O que é emoção para Daniel Goleman?

Na perspectiva complementar de Goleman, “todas as emoções são, essência, impulsos, legados pela evolução, para uma ação imediata, para planejamentos instantâneos que visam a lidar com a vida. [...], o que indica que em qualquer emoção está implícito uma propensão para um agir imediato”.

Quando se fala em inteligência emocional?

Hoje em dia, muito se fala em inteligência emocional. O conceito, importante em diversos aspectos da vida, tem sido ainda mais discutido no âmbito profissional. Ao refletir sobre o que é inteligência emocional, muitos profissionais são pegos de surpresa, pois ainda não a desenvolveram da maneira que deveriam.

Quem é o pai da inteligência emocional?

O psicólogo, escritor e Ph.D. de Harvard, Daniel Goleman, considerado o pai da Inteligência Emocional, foi responsável por popularizar o conceito com o livro Inteligência Emocional, publicado em 1995.

Por que a inteligência emocional é contraditória?

Na atualidade, existem duas grandes correntes teóricas sobre a inteligência emocional, segundo as quais, de forma contraditória, esta é interpretada como: Um traço de personalidade: neste caso, seria influenciada por elementos como a preserverança, o caráter, o otimismo, a honradez, a comunicação ou o espírito de equipa.

Como aplicar ferramentas de inteligência emocional?

Ao aplicar ferramentas da Inteligência Emocional, é possível avaliar a capacidade que um profissional tem para agir de maneira competente em relação às emoções, identificando sua capacidade de reconhecer as próprias emoções e as das outras pessoas.

Postagens relacionadas: