Quem inventou o conjunto dos números racionais?
Quem inventou o conjunto dos números racionais?
Os antigos egípcios usavam sua notação de fração egípcia para números racionais em textos matemáticos, como o Papiro Matemático Rhind e o Papiro Kahun. Os matemáticos gregos e indianos clássicos fizeram estudos da teoria dos números racionais, como parte do estudo geral da teoria dos números.
Como representar os números racionais?
A letra Q maiúscula é a representação do Conjunto dos Números Racionais.
O que são os números racionais?
São aqueles que podemos escrever na forma de fração entre números inteiros, com o denominador diferente de zero. São exemplos: a dízima periódica 0,33333..., que pode ser escrita como o resultado da divisão entre 1 e 3, então 1/3. ...
Qual a origem dos números racionais?
1. ORIGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS Cada um dos conjuntos numéricos que conhecemos hoje surgiu diante da necessidade de representar uma certa quantidade de algo. É claro que não foi diferente com os números racionais. Até então, existiam apenas os números naturais e os números inteiros, mas nenhum deles conseguia representar as partes de um todo.
Qual a origem dos conjuntos numéricos?
Na matemática, os números são agrupados conforme suas características, esse agrupamento dá origem aos conjuntos numéricos. Ouvir: Conjuntos numéricos. Origem dos conjuntos numéricos
Por que o número racional é um número racional?
Por esse motivo, qualquer número que possa ser representado na forma de uma divisão, de quociente, de razão ou de fração, é um número racional. Só que toda divisão ou fração possui uma restrição: seu divisor ou denominador jamais pode ser igual a zero, ou nulo! É isso que veremos agora na definição do conjunto dos números racionais por propriedade:
Qual a origem dos números irracionais?
Origem dos números irracionais. A origem histórica da necessidade de criação dos números irracionais está intimamente ligada com fatos de natureza geométrica e de natureza aritemética. Os de natureza geométrica podem ser ilustrados com o problema da medida da diagonal do quadrado quando a comparamos com o seu lado.