O que causou o césio 137?

Índice

O que causou o césio 137?

O que causou o césio 137?

O maior acidente já ocorrido com o Césio 137 foi na cidade de Goiânia, em 13 de setembro de 1987. Toda a tragédia foi decorrente de um descuido na fiscalização do lixo radioativo, onde catadores de sucata retiraram de um aparelho de radioterapia abandonado aquilo que seria fatal: a cápsula misteriosa.

Porque o césio 137 é radioativo?

O Césio é um isótopo radioativo resultante da fissão nuclear de urânio ou plutônio, o problema é que este isótopo se desintegra e dá origem ao Bário 137m, daí o número 137, a partir deste acontecimento é que o composto passa a emitir radiações gama.

Que ano aconteceu o césio 137?

de 1987 No dia 13 de setembro de 1987, dois catadores de sucata de Goiânia encontraram um antigo aparelho para radioterapias em uma clínica (Instituto Goiano de Radioterapia) desativada.

Onde foram enterradas as vítimas do Césio-137?

As vítimas foram enterradas em caixões lacrados de fibra de vidro e revestidos com chumbo, pesando mais de 700 kg cada um. ... Além das vítimas diretas do césio-137 os familiares lembram das mortes correlatas, principalmente de Devair e Ernesto, pai de Leide, que morreram anos depois.

Como a saúde das Vítimas do Césio-137 e foi afetada?

Estudos apontam que aproximadamente 75% dos indivíduos expostos a contaminações por acidentes nucleares apresentam alguma forma de sintomas psicológicos, desde a incapacidade de dormir à dificuldade de concentração e isolamento social.

Quais são os isótopos do Césio 137?

Por isto são chamados de isótopos radiativos ou radioisótopos. Descoberto em 1860, por Kirchhoff e Bunsen, o elemento químico césio tem número atômico 55 e seus isótopos mais relevantes são o 133 e o radiativo 137. Assim, o césio-137 é um radioisótopo do césio que tem em seu núcleo 55 prótons e 82 nêutrons.

Quanto tempo dura o Césio 137?

trinta anos Assim, o césio-137 é um radioisótopo do césio que tem em seu núcleo 55 prótons e 82 nêutrons. Sua meia-vida, o tempo necessário para que sua atividade radiativa caia pela metade, é de trinta anos e, conforme se desintegra pela emissão radiativa, forma Bário-137.

Quais as características gerais do césio?

De forma resumida, o Césio possui as seguintes características gerais: 1 Símbolo – Cs; 2 Ponto de fusão – 28º C; 3 Ponto de Ebulição – 670º C; 4 Número Atômico – 55; 5 Massa Atômica – 132,9 u; 6 Classificação periódica – Família 1 A (metais alcalinos). More ...

Qual a cor do espectro de césio?

Como observado acima, o espectro de césio tem duas linhas brilhantes na parte azul do espectro eletromagnético. Além disso, seu espectro possui várias outras linhas nas regiões vermelha, amarela e verde. O césio é o mais eletropositivo e mais alcalino dos elementos químicos estáveis.

Por que o césio é perigoso para a saúde?

Apesar da perigosidade do elemento, o Césio também é utilizado em benefício da saúde. Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos.

Por que o césio é usado para tratamentos oncológicos?

Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos. Dessa forma, as partículas atômicas emitidas pelo Césio conseguem atingir células cancerígenas, por exemplo. Na natureza, o Césio-137 é encontrado em minerais como o pollucite e a lepidolita.

Postagens relacionadas: