Como surgiu o conceito qualidade?
Índice
- Como surgiu o conceito qualidade?
- Quando surgiu o inspetor de qualidade?
- Como surgiu o conceito de qualidade até avançar para o conceito de qualidade total?
- Quem criou o conceito da qualidade total?
- Quando realmente surgiu a preocupação com a questão qualidade?
- Para que serve o sistema de gestão da qualidade?
- Quem criou o conceito de qualidade total?
- Qual a evolução do conceito de qualidade?
- Qual a história da qualidade?
- Qual é a “qualidade”?
- Qual é a gestão da qualidade?
Como surgiu o conceito qualidade?
Inicialmente, surgiu na Segunda Guerra Mundial, para corrigir os erros dos produtos bélicos, mas anteriormente o termo utilizado era “Controle de Processos”. Com sua evolução, passou a denominar-se Garantia da Qualidade, utilizando normas específicas para cada etapa.
Quando surgiu o inspetor de qualidade?
Assim, os primeiros inspetores começaram a ser introduzidos nas fábricas — isso em solo norte-americano— para supervisionar e eliminar os defeitos de fabricação. No início da década de 1940 o mundo estava em crise por conta da Segunda Guerra Mundial.
Como surgiu o conceito de qualidade até avançar para o conceito de qualidade total?
O engenheiro Deming divulgava a ideia de ser capaz de fabricar produtos de qualidade através da diminuição gradativa dos índices de defeitos. Isto é, para ele, o percentual de produtos defeituosos poderia ser minimizado através de controles estatísticos do processo de produção.
Quem criou o conceito da qualidade total?
O conceito do TQM foi sendo desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos tais como W. Edwards Deming, Joseph M. ... Mas foi no Japão (onde Deming e Juran trabalharam após a Segunda Guerra Mundial) que a Qualidade Total tomou o formato que influenciou os empresários do mundo todo.
Quando realmente surgiu a preocupação com a questão qualidade?
A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade.
Para que serve o sistema de gestão da qualidade?
É a ação voltada para dirigir e controlar todos os processos organizacionais — finanças, contabilidade, gestão de pessoal, gestão de dados, entre outros —, possibilitando a melhoria de produtos e serviços, buscando garantir a completa satisfação das necessidades ou a superação das expectativas dos clientes.
Quem criou o conceito de qualidade total?
O conceito do TQM foi sendo desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos tais como W. Edwards Deming, Joseph M. ... Mas foi no Japão (onde Deming e Juran trabalharam após a Segunda Guerra Mundial) que a Qualidade Total tomou o formato que influenciou os empresários do mundo todo.
Qual a evolução do conceito de qualidade?
A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE GESTÃO DA QUALIDADE A preocupação com a qualidade, no sentido mais amplo da pa- lavra, começou com W.A. Shewhart, estatístico norte-americano que, já na década de 20, tinha um grande questionamento com a qualidade e com a variabilidade encontrada na produção de bens e serviços.
Qual a história da qualidade?
Atributo, predicado, aptidão; 3. Melhoria contínua, conformidade com os requisitos e adequação ao uso, observados critérios como custos, controles internos e prazos, dentre outros. Esta última, bem mais recente. Podemos dizer que a história da qualidade começou com a Revolução Industrial e a disseminação da produção em série.
Qual é a “qualidade”?
A “qualidade” pode ser definida como: 1. Aquilo que caracteriza uma pessoa ou coisa e que a distingue das outras; 2. Modo de ser; 3. Atributo, predicado, aptidão; 3. Melhoria contínua, conformidade com os requisitos e adequação ao uso, observados critérios como custos, controles internos e prazos, dentre outros.
Qual é a gestão da qualidade?
A Gestão da Qualidade envolve uma série de táticas administrativas para criar uma conscientização da qualidade dentro da empresa. Ela engloba todos os processos organizacionais e a sua aplicação é extremamente importante para as organizações que esperam se manter competitivas no mercado.