Como iniciou o ensino religioso no Brasil?
Índice
- Como iniciou o ensino religioso no Brasil?
- Como era o ensino religioso?
- Quem criou o ensino religioso?
- O que ensina o ensino religioso?
- O que se trabalha em ensino religioso?
- Como devem ser as aulas de ensino religioso hoje?
- O que aprendemos nas aulas de ensino religioso?
- Quando começou a evolução do ensino religioso no Brasil?
- Como funciona o ensino religioso?
- Qual a formação de classe para o ensino religioso?
- Quem defende o ensino religioso?
Como iniciou o ensino religioso no Brasil?
Com base no decreto de 1931, a constituição de 1934 selou o retorno oficial do ensino religioso às escolas públicas, usando praticamente os mesmos mecanismos de 1931: obrigatório para a escola e facultativo para os alunos, tendo como novidade a extensão do ER para as escolas profissionais, conforme artigo 153.
Como era o ensino religioso?
O Ensino Religioso no período imperial não mudou muito de figura, tudo porque a Religião Católica Romana era a religião oficial do Império e o Ensino Religioso passaram a ser acobertado e submetido à Metrópole como aparelho ideológico, já que nessa época a Igreja era dona de um vasto patrimônio econômico e cultural e ...
Quem criou o ensino religioso?
Mas, ainda em 1931, Getúlio e seu governo passaram a fazer alterações no Estado Brasileiro. Uma delas foi a criação do Decreto 19.941, de 30 de abril de 1931, que instituiu o Ensino Religioso nos cursos primário, secundário e normal.
O que ensina o ensino religioso?
O ensino religioso procura levantar e resolver questões relacionadas à ética, moral e, também, ao comportamento que envolve a sociedade. Além disso, ele abre espaço para que os alunos aprendam mais sobre paz, justiça, empatia e a importância do amor ao próximo.
O que se trabalha em ensino religioso?
O ensino religioso consiste em uma disciplina da educação básica brasileira, onde seu objetivo principal é propor reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade.
Como devem ser as aulas de ensino religioso hoje?
No Brasil o ensino religioso é permitido tanto nas escolas particulares e públicas. ... De acordo com a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino religioso deve ser facultativo, precisa assegurar o respeito à diversidade de credos e não tentar impor um dogma ou converter alguém.
O que aprendemos nas aulas de ensino religioso?
O ensino religioso consiste em uma disciplina da educação básica brasileira, onde seu objetivo principal é propor reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade.
Quando começou a evolução do ensino religioso no Brasil?
A primeira fase da evolução do Ensino Religioso está entre os anos de 15. A obra evangelizadora e educacional no Brasil inicia-se em 1549 quando o primeiro governador geral Tomé de Souza chega ao Brasil com seis missionários jesuítas liderados por Manuel da Nóbrega.
Como funciona o ensino religioso?
Com a criação e propagação dessa escola, o Ensino Religioso abarca a educação brasileira, promovendo a catequese dos índios e a educação dos filhos dos colonos. Controlando a fé e a moral dos habitantes brasileiros, tendo como premissa a adesão à cultura portuguesa e aos princípios do catolicismo, promovendo a desintegração da cultura indígena.
Qual a formação de classe para o ensino religioso?
§ 1º A formação de classe para o ensino religioso independe de número mínimo de alunos. § 2º O registro dos professores de ensino religioso será realizado perante a autoridade religiosa respectiva. (LDB. n.4024/61, art.
Quem defende o ensino religioso?
Além disso, há que se avaliar um argumento usado por quem defende o Ensino Religioso como forma de tratar de valores morais. Sem dúvida, é importante que a escola explore esse tema, mas desde que ele perpasse todo o currículo e esteja presente no discurso e nas atitudes de toda a comunidade escolar.