Quando surgiu o Guerreiro?
Índice
- Quando surgiu o Guerreiro?
- O que é o Guerreiro alagoano?
- Quais os personagens do Guerreiro alagoano?
- Como é a festa popular o Guerreiro de Alagoas ou Auto dos Guerreiros?
- Como surgiu o guerreiro?
- Qual dança popular conta em uma de suas apresentações a história do índio Peri?
- Quais as características do Guerreiro alagoano?
- Quais os personagens do Guerreiro?
- Quem são os personagens do Guerreiro?
Quando surgiu o Guerreiro?
É um folguedo natalino surgido em Alagoas entre os anos de 19, sendo o resultado da fusão de reisados alagoanos, da chegança, dos pastoris e do auto das caboclinhas.
O que é o Guerreiro alagoano?
Símbolo de resistência, o Guerreiro é um auto que faz parte do ciclo natalino alagoano, assim como o Reisado, a Chegança, o Fandango e tantos outros. Os pedaços de espelho, miçangas e fitas ornamentam as esculturas de igrejas ou catedrais confeccionadas em chapéus usados por todos os integrantes do grupo.
Quais os personagens do Guerreiro alagoano?
Em geral, no Guerreiro temos os seguintes personagens: Rei, Rainha, Lira, Índio Peri e seus vassalos, Mestre e Contra Mestre, General, Catirina, Estrela Republicana, Estrela Brilhante, Estrela de Ouro, Sereia, Caboclinho, Palhaço, Mateus, Borboleta, Banda da Lua, Boi e por fim as figuras, que “apenas” cantam e dançam ...
Como é a festa popular o Guerreiro de Alagoas ou Auto dos Guerreiros?
Auto dos Guerreiros ou Guerreiro é um folguedo natalino de caráter dramático profano-religioso, que se comemora entre o período de 24 de dezembro a 06 de janeiro, anunciando de porta em porta a chegada do Messias e homenageando aos três Reis Magos.
Como surgiu o guerreiro?
O Auto dos Guerreiros é um folguedo surgido em Alagoas, por volta de 19. ... É o resultado da fusão de Reisados alagoanos, do antigo e desaparecido Auto do Caboclinhos, da Chegança e dos Pastoris. (Folguedos e Danças de Alagoas - José Maria Tenório Rocha, Maceió - 1984).
Qual dança popular conta em uma de suas apresentações a história do índio Peri?
O bumba meu boi, conhecido também como boi bumbá em algumas regiões brasileiras, é uma das mais tradicionais danças do folclore brasileiro. A tradição é uma apresentação típica das região Norte e região Nordeste do país, que une dança, música e teatro para contar a história da lenda de um boi.
Quais as características do Guerreiro alagoano?
Grupo multicolorido de dançadores e cantores, semelhante aos Reisados mas com maior número de figurantes e episódios, maior riquezas nos trajes e enfeites e maior beleza nas músicas. O Auto dos Guerreiros é um folguedo surgido em Alagoas, por volta de 19.
Quais os personagens do Guerreiro?
Possui em média 36 personagens entre rei, rainha, mestre, contramestre, Lira, Índio Peri e seus vassalos, Palhaço,Mateus, Sereia, Estrela de Ouro, Estrela Brilhante, Estrela Republicana, Banda da Lua e as “figuras”.
Quem são os personagens do Guerreiro?
Possui em média 36 personagens entre rei, rainha, mestre, contramestre, Lira, Índio Peri e seus vassalos, Palhaço,Mateus, Sereia, Estrela de Ouro, Estrela Brilhante, Estrela Republicana, Banda da Lua e as “figuras”.