Como surgiu o fanzine?
Como surgiu o fanzine?
Fanzine é uma publicação impressa independente. ... O fanzine nasceu nos Estados Unidos nos anos 30, quando os poetas usavam o material para divulgar suas poesias, mas fanzineiros de carteirinha afirmam que o fanzine no formato como conhecemos hoje, surgiu no final da década 70, junto com o movimento punk na Inglaterra.
Quando e como surgiu o fanzine?
Os primeiros fanzines apareceram nos Estados Unidos da América na década de 1930, editados por jovens adultos, inicialmente dedicados à ficção científica, mas logo a surgir o primeiro em 1936 dedicado à Banda Desenhada.
Qual a origem do nome fanzine?
A definição do termo Fanzine é a junção de duas palavras que seriam “fanatic magazine”, onde deu a origem a palavra Fanzine, traduzindo o termo fanatic magazine para o português, nos teríamos o seguinte termo; revista do fã, mais para poupar palavras, e não ter o trabalho de ficar falando “fanatic magazine” foi criado ...
Para que serve um fanzine?
O fanzine é uma forma bem particular de publicação. Normalmente, os motivos que levam alguém a produzi-lo são variados: vão desde divulgar trabalhos artísticos a manter contato com outras pessoas que tenham interesses em comum.
O que significa um fanzine?
Publicação periódica alternativa, destinada aos fãs de determinada manifestação cultural (ex.: fanzine de banda desenhada ).
Qual o significado do fanzine?
De um modo geral o fanzine (ou zine para os íntimos) é toda publicação feita pelo fã. Seu nome vem da contração de duas palavras inglesas e significa literalmente “revista do fã” ( fanatic magazine ). Alguns estudiosos do assunto consideram fanzine somente a publicação que traz textos, informações, matérias sobre algum assunto.
Quando começou o fanzine no Brasil?
No Brasil, o primeiro Fanzine de que se tem registro é o Ficção, criado por Edson Rontani, em Piracicaba (SP), em 1965. Nesta época usava-se o termo “boletim” para designar as publicações amadoras, e o termo Fanzine só começou a ser usado a partir de meados da década de 70.
Quais são os problemas do fanzine?
Com isso, o fanzine é "ao mesmo tempo um bom terreno e uma imbatível plataforma de lançamento para o campo profissional". Os problemas endêmicos dos fanzines são a sua dependência de colaboradores altruístas em trabalho não remunerado a ser obtido tempo livre e alcançar o público alvo.
Como fazer um fanzine?
Um Fanzine pode abordar vários temas a mesmo tempo, mas de uma forma geral ele precisa ter um foco, uma idéia central. Por exemplo: pode ser uma publicação com resenhas dos filmes que mais marcaram a sua vida. Depois, é preciso escolher o formato do seu “zine”.