Quais são as características de sobrevivência que as células e tecidos precisam adquirir para se tornarem uma neoplasia?
Índice
- Quais são as características de sobrevivência que as células e tecidos precisam adquirir para se tornarem uma neoplasia?
- O que que é neoplasia?
- São características de neoplasias malignas?
- O que é a doença neoplasia?
- Quais são as características das neoplasias benignas?
- Qual a principal via de disseminação das neoplasias?
- Como se desenvolvem as neoplasias?
- Por que as neoplasias sofrem alterações?
- Como prevenir as neoplasias?
- Quais fatores podem contribuir para o desenvolvimento de neoplasias?
Quais são as características de sobrevivência que as células e tecidos precisam adquirir para se tornarem uma neoplasia?
Sendo assim, as células cancerosas apresentam quatro características que as distinguem das células normais: proliferação descontrolada, diferenciação e perda de função, poder de invasão e capacidade de sofrer metástases.
O que que é neoplasia?
A palavra tumor corresponde ao aumento de volume observado numa parte qualquer do corpo. Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna.
São características de neoplasias malignas?
A neoplasia maligna, também chamada de tumor maligno ou câncer, caracteriza-se por um crescimento mais rápido do que a benigna e suas células são menos diferenciadas, o que faz com que muitas percam a sua função no tecido original.
O que é a doença neoplasia?
Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos.
Quais são as características das neoplasias benignas?
A neoplasia benigna, também chamada de tumor benigno, caracteriza-se por apresentar células bem semelhantes às do tecido original, ou seja, apresentam diferenciação; crescem de forma lenta; são bem vascularizadas; comprimem os tecidos vizinhos, no entanto, não os infiltram.
Qual a principal via de disseminação das neoplasias?
A disseminação das células cancerosas para tecidos não adjacentes ao tumor pode ocorrer por via linfática ou hematogênica. (BRASIL, 2002). A disseminação por via linfática ocorre quando as células cancerosas penetram canais linfáticos que drenam o local onde se iniciou o tumor primário.
Como se desenvolvem as neoplasias?
Para concluir, as neoplasias podem crescer no seu local de origem, dito crescimento primário ou in situ. Porém, em um desenvolvimento neoplásico maligno, observa-se um crescimento secundario, ou seja, distante do seu local de origem. Os crescimentos secundários se desenvolvem de duas maneiras:
Por que as neoplasias sofrem alterações?
Nas neoplasias, as células sofrem alterações e a sua proliferação passa a ser desordenada.
Como prevenir as neoplasias?
As neoplasias podem ser ocasionadas por fatores genéticos ou ambientais. Diante disso, alguns cuidados, como não fumar e evitar exposição ao Sol entre as 10 e 16 horas, sem proteção adequada, podem auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer.
Quais fatores podem contribuir para o desenvolvimento de neoplasias?
Alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento de neoplasias, principalmente as malignas, como o tabagismo, o alcoolismo e a obesidade. Assim, alguns cuidados podem auxiliar na prevenção de alguns tipos de tumor, como: