Como as pernas os braços e a cauda podem ajudar o muriqui a conseguir alimento?

Índice

Como as pernas os braços e a cauda podem ajudar o muriqui a conseguir alimento?

Como as pernas os braços e a cauda podem ajudar o muriqui a conseguir alimento?

Sem pêlos na face ventral, a pele ali se assemelha à da palma das suas mãos. Sensível assim ao tato, permite ao muriqui manipular objetos tão pequenos quanto uma ervilha e carregá-los durante o deslocamento. A poderosa musculatura da cauda sustenta tranqüilamente o corpo do animal pendurado.

O que o macaco muriqui come?

Alimentação: Folhas, frutos, néctar das flores, brotos, sementes e casca de árvores.

Porque o Muriqui-do-sul está ameaçado de extinção?

É uma espécie considerada como "criticamente em perigo" pela IUCN e "em perigo" pelo Ministério do Meio Ambiente. Isso se deve principalmente à alta fragmentação da Mata Atlântica e à caça ilegal, que pode levar pequenas populações reduzidas à extinção rapidamente.

O que significa o nome muriqui?

Muriqui, buriqui, miriqui ou miriquina são variações de um nome de origem tupi, cujo significado não está satisfatoriamente esclarecido. Nos últimos 10 anos popularizou-se a crença de que muriqui significa “povo manso da floresta”.

Qual é o habitat do macaco muriqui?

O muriqui-do-norte, também conhecido como mono ou mono-carvoeiro, é um primata endêmico da Mata Atlântica dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. No passado ocorria também na Bahia, mas atualmente encontra-se extinto neste Estado. É o maior primata das Américas, podendo pesar até cerca de 15 kg.

O que tem sido feito para preservar o Muriqui-do-sul?

Pela importância das espécies, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) criou em 2010 o PAN Muriquis (Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Muriquis), do qual Talebi foi um dos organizadores e um dos autores principais, com o objetivo de aumentar o conhecimento e a proteção das ...

O que está sendo feito para preservar o Muriqui-do-sul?

Trata-se do lançamento do Programa de Conservação Muriquis de Minas, idealizado por especialistas da organização não governamental Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB), e agora executado pela Fundação Biodiversitas, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Postagens relacionadas: