Onde e como surgiu o etnocentrismo?
Índice
- Onde e como surgiu o etnocentrismo?
- Quando foi criado o termo etnocentrismo?
- O que significa etnocentrismo como surgiu esse termo?
- Quando surgiu o relativismo?
- Que nome se dá a tendência de observar o mundo?
- O que é uma visão etnocêntrica?
- Qual o significado da palavra etnocentrismo?
- Como compreender o etnocentrismo?
- Qual o exemplo de etnocentrismo nas Américas?
- Quais são as marcas do etnocentrismo?
Onde e como surgiu o etnocentrismo?
A ideia do etnocentrismo surge a partir do século XVI, em função do encontro entre os europeus e as sociedades das Américas, da África e da Ásia. Esses encontros geraram relatos de viagens, narrativas descritivas, investigações e todo tipo de documentos históricos sobre as populações nativas.
Quando foi criado o termo etnocentrismo?
A) Etnocentrismo é um termo criado em 1906 pelo sociólogo americano William Graham Summer (1840- 1910).
O que significa etnocentrismo como surgiu esse termo?
O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro. Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas.
Quando surgiu o relativismo?
Desde a Antiguidade, com o filósofo Protágoras de Abdera, havia uma escola filosófica que defendia essa visão. No final do século XIX, a fim de rechaçar o etnocentrismo e o positivismo, a ideia de relativismo cultural ganhou força, através das obras de Franz Boas (1858-1942).
Que nome se dá a tendência de observar o mundo?
O etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence.
O que é uma visão etnocêntrica?
O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta.
Qual o significado da palavra etnocentrismo?
A palavra etnocentrismo contém os radicais “etno” (derivado de etnia, que significa, por sua vez, semelhança de hábitos, costumes e cultura) e “centrismo” (posição que coloca algo no centro, como referência central a tudo que está a sua volta).
Como compreender o etnocentrismo?
Autores. Para compreender melhor o etnocentrismo, dois livros introdutórios e de leitura fácil são obrigatórios: O que é etnocentrismo (Coleção Primeiros Passos), de Everardo Rocha, e Relativizando - uma introdução à antropologia social, do antropólogo, professor e escritor brasileiro Roberto da Matta.
Qual o exemplo de etnocentrismo nas Américas?
Outro exemplo de etnocentrismo foi a colonização europeia nas Américas. Ao chegarem em território americano, os europeus se depararam com povos de hábitos e culturas completamente diferentes. Os europeus julgavam-se superiores aos povos originários e impuseram os seus costumes, tradições e religião.
Quais são as marcas do etnocentrismo?
Termos como "bárbaros", "primitivos" ou "selvagens", utilizados para a descrição de outras culturas e povos são marcas do etnocentrismo. Toma-se um modo de vida como referência e excluem-se os diferentes modos de vida.