O que significa o Marco Zero de Recife?
O que significa o Marco Zero de Recife?
O Marco Zero, na Praça Rio Branco, é conhecido como local de fundação da cidade do Recife e também como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade. O lugar é um dos pontos mais importantes na capital Pernambucana, pois é também uma região de forte movimento durante o Carnaval.
Quem criou o Marco Zero de Recife?
Cícero Dias O busto do Barão do Rio Branco e o Marco Zero foram realocados para a borda da praça. A "nova praça" foi projetada pelo pintor Cícero Dias, em 1999. No seu centro se encontra uma enorme obra de arte feita por ele.
Como e quando surgiu o bairro do Recife?
O bairro do Recife surgiu na primeira metade do século XVI. O ponto de origem da povoação foi um porto, construído para escoar pau-brasil e os produtos da atividade agro-açucareira de Olinda, então capital pernambucana.
O que é marco zero na geografia?
Marco zero pode ser entendido como o centro geográfico de um município, a partir do qual todas as medições de distâncias relativas a ele são estabelecidas, e também como o local onde a cidade teve origem.
Para que serve Marco Zero?
O monumento serve como ponto de referência para definir o início da numeração das ruas da capital. Foi tombado em 2007 pelo conselho municipal do patrimônio histórico (Conpresp).
Como descobrir o Marco Zero de uma cidade?
Algumas capitais no Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Macapá e Fortaleza, por exemplo, possuem esse marco zero. Em São Paulo ele fica na Praça da Sé, no centro da cidade. Já na capital do Amapá, foi erguido um monumento no local exato da Linha do Equador.
Onde é o Marco Zero de Natal?
Localizado na Praça André de Albuquerque, também conhecida popularmente como Praça Vermelha, está situada no bairro da Cidade Alta, em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. É o ponto geodésico da cidade e também o seu marco zero.