Como é aplicada a lei penal?
Índice
- Como é aplicada a lei penal?
- O que são leis penais temporárias como devem ser aplicadas?
- Onde se aplica a lei penal brasileira?
- Qual lei deve ser aplicada?
- Quais as teorias adotadas pelo Código Penal no tocante à aplicação da lei penal no tempo e no espaço explique ambas as teorias *?
- Qual a eficácia da lei penal no tempo?
- Qual a pena mais grave para o delinquente?
- Quais são os princípios fundamentais da lei penal?
Como é aplicada a lei penal?
A lei penal só tem aplica¬ção no território do Estado que a editou, pouco importando a nacionalidade do sujeito ativo ou passivo. b) Princípio da territorialidade absoluta. Só a lei nacional é aplicável a fatos cometidos em seu território. c) Princípio da territorialidade temperada.
O que são leis penais temporárias como devem ser aplicadas?
A lei penal excepcional ou temporária, conforme o Código Penal Brasileiro, é aquela em que, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.
Onde se aplica a lei penal brasileira?
De acordo com o art. 5º, caput, do Código Penal, “aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional”.
Qual lei deve ser aplicada?
Pergunta: Qual lei deve ser aplicada se, no decorrer da prática de um crime permanente ou crime continuado, sobrevém lei mais grave? ... “a lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência” (Súmula 711 do STF).
Quais as teorias adotadas pelo Código Penal no tocante à aplicação da lei penal no tempo e no espaço explique ambas as teorias *?
A teoria da atividade considera que o crime foi praticado no momento da conduta comissiva ou omissiva. Já a teoria do resultado reputa que o crime é perpetrado no momento da produção do resultado. Por fim, a teoria da ubiqüidade ou mista considera o crime praticado no momento da conduta e no momento do resultado.
Qual a eficácia da lei penal no tempo?
Quando a lei regula situações fora de seu período de vigência, ocorre a chamada extra-atividade, que é a exceção” (CAPEZ, 2007. P. 54) Três são os fundamentais princípios aplicados no instituto da eficácia da lei penal no tempo: a) legalidade, no sentido de anterioridade; b) irretroatividade e c) retroatividade da lei mais benigna.
Qual a pena mais grave para o delinquente?
Tampouco se pode impor pena mais grave que a aplicável no momento da perpetração do delito. Se depois da perpetração do delito a lei dispuser a imposição de pena mais leve, o delinquente será por isso beneficiado. CP, art. 2º.
Quais são os princípios fundamentais da lei penal?
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS. Três são os fundamentais princípios aplicados no instituto da eficácia da lei penal no tempo: a) legalidade, no sentido de anterioridade; b) irretroatividade e c) retroatividade da lei mais benigna. Não há infração ou sanção penal sem lei anterior, isto é, sem lei prévia.