Como as ondas sonoras causam impulsos elétricos no nervo auditivo *?
Índice
- Como as ondas sonoras causam impulsos elétricos no nervo auditivo *?
- Qual órgão ocorre a transformação da energia mecânica sonora em elétrica?
- Quais os efeitos das ondas sonoras no canal auditivo?
- Como ocorre a captacao das ondas sonoras pela orelha humana?
- Como saber se o tímpano está perfurado?
- Como ocorre a transmissão sonora em nosso sistema auditivo?
- Como se propagam as ondas sonoras no Auditório?
- Como funcionam as ondas sonoras no ouvido interno?
- Quais são as ondas sonoras na orelha?
- Como é a aferência do nervo auditivo?
Como as ondas sonoras causam impulsos elétricos no nervo auditivo *?
Finalmente, no ouvido interno, as ondas sonoras passam a se propagar em um ambiente líquido. Entram na cóclea, a estrutura em forma de caracol onde se situam as células receptoras de som. Lá, o som se transforma em sinais elétricos que são enviados pelo nervo auditivo rumo ao cérebro.
Qual órgão ocorre a transformação da energia mecânica sonora em elétrica?
Sobre a membrana basilar há o órgão de Corti, uma estrutura que transforma a energia mecânica em energia elétrica.
Quais os efeitos das ondas sonoras no canal auditivo?
As compressões e rarefações da onda sonora empurram a membrana para frente e para trás. Ondas sonoras mais altas movem a membrana mais rapidamente e sons mais baixos movem a membrana por uma distância maior. O tímpano pode servir também para proteger o ouvido interno de exposições prolongadas à ruídos altos e graves.
Como ocorre a captacao das ondas sonoras pela orelha humana?
As ondas sonoras, após atingir a orelha, são encaminhadas para o interior do canal auditivo, local onde está localizada uma fina membrana que é chamada de tímpano. O tímpano é muito delicado e sensível, de modo que pequenas variações de pressão são capazes de colocá-lo em estado de vibração.
Como saber se o tímpano está perfurado?
Os sinais e sintomas que podem indicar que o tímpano pode estar perfurado são:
- Intensa dor de ouvido que surge de repente;
- Perda repentina da capacidade para ouvir;
- Coceira no ouvido;
- Saída de sangue pelo ouvido;
- Secreção amarela no ouvido devido a presença de vírus ou bactérias;
- Zumbido no ouvido;
Como ocorre a transmissão sonora em nosso sistema auditivo?
As vibrações do tímpano avisam a dois ossos da cavidade timpânica (martelo e bigorna) que existe um som e estes, então, acionam outro osso (o estribo) que repassa essa informação ao ouvido interno. Ao passarem por cada um desses obstáculos, as ondas sonoras são amplificadas e chegam ao caracol do ouvido.
Como se propagam as ondas sonoras no Auditório?
Até a porta de entrada do aparelho auditório, o ouvido externo, o som se desloca pelo ar. No ouvido médio, que começa no tímpano, as vibrações fazem tremer três ossinhos, conectados entre si. Finalmente, no ouvido interno, as ondas sonoras passam a se propagar em um ambiente líquido.
Como funcionam as ondas sonoras no ouvido interno?
Finalmente, no ouvido interno, as ondas sonoras passam a se propagar em um ambiente líquido. Entram na cóclea, a estrutura em forma de caracol onde se situam as células receptoras de som. Lá, o som se transforma em sinais elétricos que são enviados pelo nervo auditivo rumo ao cérebro.
Quais são as ondas sonoras na orelha?
Após entrarem pelo orifício da orelha, as ondas sonoras percorrem os 2,5 cm do canal auditivo, também conhecido como meato. Lá, elas se intensificam à medida que a passagem se estreita. No canal, as glândulas da pele fabricam uma cera amarga, o cerúmen, que protege o ouvido contra a poeira e os insetos. Continua após a publicidade
Como é a aferência do nervo auditivo?
Sob estímulos de grande intensidade, ele se desloca sob o eixo longitudinal e se desloca de cima para baixo com amplitude máxima superior, aumentando a rigidez e a resistência à transmissão de sons graves, principalmente. A aferência é feita pelo NC VIII (nervo auditivo) e a eferência pelo nervo do estapédio, ramo do NC VII (nervo facial).