Como é a excreção dos peixes cartilaginosos?

Índice

Como é a excreção dos peixes cartilaginosos?

Como é a excreção dos peixes cartilaginosos?

O sistema excretor desses animais é formado por um par de rins. Nos peixes cartilaginosos, é excretado principalmente ureia, e, nos peixes ósseos, observa-se a eliminação de amônia.

Como é a pele do corpo dos peixes cartilaginosos?

A pele é rija e está coberta com escamas semelhantes a dentes (são compostas por uma placa de dentina na derme, revestida por esmalte) com um espinho orientado para trás, bem como numerosas glândulas mucosas. Este revestimento confere à pele uma textura de lixa, o que torna o animal mais hidrodinâmico.

Como saber se um peixes e cartilaginosos?

Primeiramente podemos diferenciar os dois grupos pelo esqueleto. Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos.

São estruturas dos peixes cartilaginosos?

Os peixes cartilaginosos, como o nome indica, são dotados de endoesqueleto cartilaginoso, assim como os ágnatos. Entretanto, ao contrário desses, possuem esqueleto bem desenvolvido, inclusive o crânio, mandíbula e as vértebras; além de nadadeiras peitorais e pélvicas. Na epiderme, há glândulas que produzem muco.

Qual o nome da estrutura que recobre o corpo dos peixes?

Escamas são estruturas em forma de placa achatada, que se dispõe no tegumento como uma armadura protetora. Estão presentes em peixes, répteis e aves. Peixes cartilaginosos (cações, tubarões e raias) possuem escamas placoides semelhantes, em origem e estrutura, a um dente.

Quais são os peixes cartilaginosos?

Condrictes: Os Peixes Cartilaginosos Os tubarões, raias e quimeras (peixes de águas profundas, também chamados de peixes-rato) desta classe (do grego chondros = cartilagem + ichthys = peixe) são os vertebrados vivos mais primitivos com vértebras completas e separadas, mandíbulas móveis e barbatanas pares.

Quais são as escamas de peixes ósseos?

Peixes ósseos apresentam escamas dérmicas, originadas pelas células da derme e recobertas por uma fina camada de células epidérmicas. Répteis e aves têm escamas córneas , formações de queratina originadas pelas células epidérmicas.

Como funcionam as escamas nos peixes?

Nos peixes, elas são formadas de queratina, uma proteína sintetizada que também compõe os ossos, dentes e cabelo humanos. Para auxiliar na proteção e locomoção, ficam sobrepostas umas às outras, e irrigadas com muco. As escamas têm como principal função a proteção.

Quais são os exemplos de peixes com escamas placoides?

Tubarões e raias são exemplos de peixes com escamas placoides. Normalmente, a ideia de que as escamas cosmoides são uma fusão evolutiva das escamas placoides é aceita. Isso ocorre porque as escamas cosmoides possuem duas placas de base e as espinhas externas semelhantes compostas de "dentina vítrea".

Postagens relacionadas: