Como as minhocas realizam fecundação cruzada?
Índice
- Como as minhocas realizam fecundação cruzada?
- O que é a fecundação cruzada e externa que ocorre durante a reprodução das minhocas?
- Por que dizemos que as minhocas são hermafroditas e realizam fecundação cruzada?
- O que é uma fecundação cruzada?
- Como os anelídeos podem se reproduzir?
- Quanto a reprodução As minhocas são?
- Como a minhoca pode fecundar a si mesma?
- Como ocorre a reprodução das minhocas?
- Por que a minhoca é hermafrodita?
- Como as minhocas se posicionam?
Como as minhocas realizam fecundação cruzada?
1. As minhocas se posicionam em sentido oposto: a “cabeça” de uma fica na altura do “rabo” da outra. O clitelo, um anel descolorido na região anterior do corpo, libera um muco que ajuda a fixá-las nessa posição. Aí, cada uma injeta espermatozoides num órgão específico da outra: uma bolsa chamada espermateca.
O que é a fecundação cruzada e externa que ocorre durante a reprodução das minhocas?
Reprodução das minhocas Esse processo chama-se fecundação cruzada. Feita a troca de espermatozoides, as minhocas se separam e cada uma secreta um casulo em torno do clitelo. Nesse casulo, são lançados os óvulos e os espermatozoides, ocorrendo a fecundação externa e formando-se, assim, os ovos.
Por que dizemos que as minhocas são hermafroditas e realizam fecundação cruzada?
Alternativa “c”. As minhocas são animais hermafroditas que realizam fecundação cruzada, ou seja, dois indivíduos juntam-se e transferem gametas masculinos um para o outro. Organismos hermafroditas podem ser classificados em dois grupos: os hermafroditas suficientes e os hermafroditas insuficientes.
O que é uma fecundação cruzada?
Na fecundação cruzada os gametas são originários de dois indivíduos distintos, que podem ter sexos diferentes ou não. A fecundação cruzada é a única forma possível de fecundação em espécies de sexos separados.
Como os anelídeos podem se reproduzir?
A reprodução dos anelídeos ocorre de forma assexuada ou sexuada. Excluindo os poliquetos que são dióicos, os outros anelídeos são hermafroditas. No caso dos hermafroditas, a exemplo da minhoca, existe uma parte do corpo que ajuda na reprodução, o clitelo.
Quanto a reprodução As minhocas são?
As minhocas são seres hermafroditas simultâneos, pois cada indivíduo tem testículos e ovários ao mesmo tempo, no entanto, o animal não se reproduz sozinho, dependendo sempre da união com outro para a troca de espermatozoides, o que é chamado de fecundação cruzada.
Como a minhoca pode fecundar a si mesma?
Mesmo assim, a minhoca não pode fecundar a si mesma: ela precisa de uma parceira. O processo dura cerca de três horas, gera entre três e 20 “filhotes” e pode acontecer várias vezes ao ano. Como cada minhoca vive, em média, quatro anos, fica fácil entender por que esses bichos se multiplicam rapidinho no seu quintal. 1.
Como ocorre a reprodução das minhocas?
Reprodução das minhocas As minhocas são hermafroditas, isto é, uma mesma minhoca apresenta sistema reprodutor masculino e feminino. No entanto, elas não se autofecundam: sempre é necessária a união de dois indivíduos para a troca de espermatozoides. Esse processo chama-se fecundação cruzada.
Por que a minhoca é hermafrodita?
Esses animais anelídeos são hermafroditas, ou seja, possuem os dois sexos – portanto, são capazes de fecundar e serem fecundados ao mesmo tempo. Mesmo assim, a minhoca não pode fecundar a si mesma: ela precisa de uma parceira. O processo dura cerca de três horas, gera entre três e 20 “filhotes” e pode acontecer várias vezes ao ano.
Como as minhocas se posicionam?
As minhocas se posicionam em sentido oposto: a “cabeça” de uma fica na altura do “rabo” da outra. O clitelo, um anel descolorido na região anterior do corpo, libera um muco que ajuda a fixá-las nessa posição. Aí, cada uma injeta espermatozoides num órgão específico da outra: uma bolsa chamada espermateca.