Qual a diferença entre timbre e altura do som?

Índice

Qual a diferença entre timbre e altura do som?

Qual a diferença entre timbre e altura do som?

A intensidade sonora refere-se à potência da fonte emissora, bem como à quantidade de energia que o som é capaz de transportar; o timbre diz respeito ao formato das oscilações sonoras e a altura, por sua vez, é determinada pela frequência do som.

Qual a direção das ondas sonoras?

Quanto a direção de vibração as ondas são classificadas como transversais ou longitudinais. As ondas sonoras são classificadas como ondas mecânicas longitudinais. Como ondas mecânicas entende-se ondas que necessitam de um meio material para se propagar.

Quais são as ondas sonoras do mar?

De manhã, é possível ouvir pássaros ou o barulho de inúmeros motores de carro. Tem ainda o barulho das motos, pessoas conversando e até o alívio sonoro das ondas do mar nas cidades litorâneas. Logo, a sensação do som é produzida por ondas sonoras. Visto isso, são caracterizadas como ondas mecânicas, ou seja, necessitam de um meio para se propagar.

Como ocorre a refração das ondas sonoras?

Como exemplo de refração dessas ondas, podemos citar a ocorrência de algo parecido com as miragens. Em dias quentes, em virtude da mudança no índice de refração do ar próximo a superfícies muito quentes, o som sofre desvios – esse fenômeno é dificilmente percebido. A difração, por sua vez, ocorre quando as ondas sonoras contornam obstáculos.

Como se propagam as ondas sonoras?

Assim, podemos dizer que, em determinado meio, as ondas sonoras se propagam com a mesma velocidade. Ilustração das ondas sonoras emitidas de um objecto em movimento. O Efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador.

Postagens relacionadas: