Como podem ser as nuvens?

Índice

Como podem ser as nuvens?

Como podem ser as nuvens?

Uma nuvem é uma massa de água suspensa na atmosfera, que se forma quando o vapor de água (que é invisível) se condensa no ar, formando gotículas de água líquida ou cristais de gelo. Há vários mecanismos pelos quais a condensação pode ocorrer.

Quais são os tipos de nuvens?

Tipos de nuvens. De acordo com a forma, existem três tipos diferentes de nuvens: em camadas, ou estratos; em faixas, ou cúmulos; e os cirros. Dois fatores inter-relacionados determinam a forma de uma nuvem: a estabilidade da temperatura do ar e o modo de ascensão.

Como são constituídas as nuvens?

As nuvens são compostas de partículas de água ou de gelo ou de ambos os estados ao mesmo tempo. Normalmente, as nuvens altas são constituídas, essencialmente, por gelo, as médias são constituídas por gelo e água e as baixas são constituídas, exclusivamente, por água.

Por que as nuvens se formam?

Lembre-se que as nuvens se formam na atmosfera pela condensação de vapor de água que, por sua vez, ocorre devido à evaporação da água pelos raios solares. As nuvens podem ser classificadas de acordo com a altura e a forma que apresentam. Em relação à altura elas são classificadas em altas, médias e baixas.

Qual a aparência das nuvens?

De acordo com a aparência, as nuvens se dividem em três aspectos distintos: cirrus, stratus e cumulos. Assim, a aparência é a forma como as enxergamos no céu. A cirrus apresenta aparência fibrosa e são altas, brancas e finas. Já a stratus cobrem boa parte do céu e apresentam formato rajado. A cumulus são nuvens densas com formatos bem definidos.

Postagens relacionadas: