Como ocorre a associação das micorrizas?

Índice

Como ocorre a associação das micorrizas?

Como ocorre a associação das micorrizas?

Micorrizas são associações entre fungos e raízes de determinadas plantas. As hifas do fungo associam-se às raízes das plantas e vão auxiliar na absorção de água e sais minerais do solo (principalmente fósforo e nitrogênio), já que aumentam a superfície de absorção ou rizosfera.

Para que ocorra a associação do fungo Micorrízico com a raiz o que deve ocorrer e quais as formas de propágulos encontrados no solo?

A formação da associação se inicia a partir da interface formada entre os propágulos do fungo no solo, que podem ser esporos, células auxiliares e hifas que crescem de raízes colonizadas (infecção secundária).

O que são fungos micorrízicos quais são as associações e benefícios que esses trazem a produção agrícola?

A associação micorrízica é uma simbiose mutualística entre fungos do solo e as raízes das plantas, com ocorrência em mais de 80% das plantas vasculares. O efeito benéfico desta associação para o crescimento das plantas é bem documentado, e atribuído, principalmente, à melhora da nutrição de fósforo.

Qual é o tipo de associação observada nas micorrizas?

As micorrizas são associações simbióticas entre fungos e raízes de plantas. Além de constituírem uma importante relação biológica que favorece uma grande quantidade de espécies de fungos e de vegetais, as micorrizas são essenciais na ciclagem de nutrientes e na manutenção da qualidade do solo.

Quais são os tipos de micorrizas?

Podem distinguir-se 6 tipos de micorrizas diferentes com base na estrutura da associação, características do fungo e planta hospedeira: as micorrizas arbusculares, as micorrizas ericóides, as micorrizas orquidóides, as ectomicorrizas, as micorrizas arbutóides e as micorrizas monotrepóides (Fig. 1).

Quais são os benefícios dos fungos micorrízicos para o solo?

Além de melhorar a absorção de nutrientes das plantas, aumentar a produtividade e reduzir custos, os fungos micorriza melhoram as características do solo. Eles têm a capacidade de agregação das partículas e produzem uma proteína chamada gomalina, que é responsável por cerca de 7% do carbono presente no solo.

Quais são os fungos que se associam com as raízes?

Nesse grupo, encontram-se os fungos que se associam com as raízes formando as micorrizas, envolvidas na produção do molho shoyu, hormônios anticoncepcionais e medicamentos anti-inflamatórios. Ascomicetos – formam o asco, estrutura produtora de esporos.

Quais são os fungos desta associação?

Os fungos desta associação são normalmente das divisões Ascomicetos, Zigomicetos ou Basidiomicetos. A interação fungo-planta pode ocorrer de maneira especifica ou generalista.

Qual a relação entre fungos e outros seres vivos?

Algumas espécies de fungos vivem em relações mutualísticas com outros seres vivos. Isso quer dizer que estabelecem uma relação de interdependência com outras espécies, onde ambos os envolvidos se beneficiam e não podem viver sem a outra parte. Exemplos dessas relações são as micorrizas e os líquens.

Como se reproduzem os fungos?

Os fungos reproduzem-se assexuada e sexuadamente. A reprodução assexuada pode ser: (i) brotamento (seres unicelulares), (ii) fragmentação do micélio, onde um micélio se fragmenta originando muitos outros e (iii) esporulação, acima dos corpos de frutificação estão os esporângios que produzem os esporos, estruturas imóveis e resistentes ...

Postagens relacionadas: