Devemos ficar em casa para nos proteger do coronavírus (COVID-19)?
Devemos ficar em casa para nos proteger do coronavírus (COVID-19)?
Ouça em voz altaPausarO distanciamento social é uma medida comportamental importantíssima neste momento, não só para a proteção individual, mas para diminuir a velocidade da propagação do vírus. Se você puder trabalhar de casa e/ou sair pouco ou nada de casa, faça isso! Caso necessário, procure frequentar farmácias, supermercados ou qualquer outro comércio em horários alternativos.
Quando devo utilizar uma máscara caseira?
Ouça em voz altaPausarSempre que precisar entrar em contato próximo (menos de um metro) de outras pessoas, deslocar-se ou permanecer em um espaço onde há maior circulação de pessoas, como mercados, farmácias e hospitais.
O que é e quem deve ficar em isolamento respiratório domiciliar durante a pandemia da COVID-19?
Ver resposta completaOuça em voz altaPausarO isolamento respiratório domiciliar significa permanecer em casa, com pouco ou nenhum contato com outras pessoas. Ele é indicado para:1. casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 sem necessidade de internação;2. pacientes assintomáticos vindos de países com Nível 3 de alerta. Clique aqui e confira a lista;3. pacientes assintomáticos com contato de caso confirmado ou suspeito pelo novo coronavírus (contactantes).4. Pessoas que voltaram de viagem ao exterior devem permanecer em isolamento domiciliar por pelo menos 7 dias.É uma medida de segurança para tentar evitar a disseminação da doença. Nos casos suspeitos, quando o exame específico para o novo coronavírus for negativo, suspender o isolamento respiratório.
Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)?
Ouça em voz altaPausarA limpeza de superfícies pode ser feita com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito (água sanitária) a 0,1%. Deve-se tomar cuidado com aspersão de água sanitária, que é tóxica para mucosas inclusive do trato respiratório. O ideal é que a limpeza seja feita com a máxima frequência possível, no mínimo uma vez ao dia, em qualquer período.