O que são as parasitoses?

Índice

O que são as parasitoses?

O que são as parasitoses?

As parasitoses intestinais são infecções causadas por “vermes” (protozoários e helmintos) que atingem o intestino delgado ou grosso¹. Esta doença é considerada um problema de saúde pública porque está diretamente relacionada com a falta de saneamento básico e maus hábitos de higiene.

O que é protozoários e parasitas?

Os protozoários possuem vida livre, porém, alguns são parasitas de outro organismo (como os animais e nós, os seres humanos). Os parasitas, geralmente são transmitidos através de água ou alimentos contaminados por fezes que contenham os cistos desses microrganismos.

Quais são os tipos de doenças causadas por fungos?

Apesar de serem inúmeras as doenças causadas por fungos, algumas principais são:

  1. Pano branco. ...
  2. Tinha. ...
  3. Candidíase. ...
  4. Esporotricose. ...
  5. Aspergilose. ...
  6. Paracoccidioidomicose. ...
  7. Histoplasmose.

Onde Encontrar parasitas?

Os parasitas podem ser encontrados em todos os lugares, porém, tem certa preferência por climas quentes e úmidos. Dessa forma é bastante comum encontrar parasitas na África sub-saariana, América Central, América do Sul, Sudeste da Ásia e subcontinente indiano.

Quais são os principais organismos parasitas?

Dentro do filo dos Cordados, os principais exemplares de organismos parasitas são os pássaros da família Cuculidae, conhecidos popularmente como Cuco. A fêmea dessa espécie deposita seus ovos nos ninhos de outras espécies de pássaros, que, não percebendo, protegem e, posteriormente, alimentam o filhote de cuco.

Quais os tipos de parasitas obrigatórios?

Os parasitas possuem características que nos permitem classificá-los em tipos diferentes. Quanto à necessidade de um hospedeiro, um parasita pode ser: Obrigatório: Aqueles que só conseguem sobreviver quando associados a um hospedeiro. Os vírus são um exemplo clássico de parasitas obrigatórios;

Como o parasita passa a ser prejudicado?

O parasita passa, então, a roubar nutrientes, biomoléculas e até a utilizar a maquinaria metabólica do hospedeiro para suprir as suas necessidades fisiológicas. Dessa forma, o hospedeiro, tendo parte de seus nutrientes e biomoléculas usurpados pelo parasita, passa a ser prejudicado nessa relação.

Postagens relacionadas: