Quais são as características mais comuns dos manguezais?
Índice
- Quais são as características mais comuns dos manguezais?
- Onde podemos encontrar o mangue?
- O que encontramos no manguezais?
- Quais são as principais espécies de mangue?
- Por que a vegetação de mangue é ameaçada?
- Quais são as espécies presentes nos manguezais?
- Por que os mangues não sobrevivem nesse ecossistema?
Quais são as características mais comuns dos manguezais?
O solo dos manguezais caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico, mais acentuado se houver poluição.
Onde podemos encontrar o mangue?
O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Estes ocorrem ao longo do litoral Sudeste-Sul brasileiro, margeando estuários, lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange no Amapá até o Município de Laguna, em Santa Catarina.
O que encontramos no manguezais?
No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos. Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue.
Quais são as principais espécies de mangue?
Existem três principais espécies de mangues: mangue vermelho ( Rhizophora mangle ), mangue preto ( Avicennia schaueriana) e mangue branco ( Laguncularia racemosa ). Essa baixa diversidade se deve às condições desse ecossistema, pois poucas espécies conseguem sobreviver em ambientes com pouco oxigênio, alta concentração de sal e solo instável.
Por que a vegetação de mangue é ameaçada?
A vegetação de mangue serve para fixar as terras, ... mesmo assim é uma espécie bastante ameaçada, em função da destruição de ambiente de manguezais.
Quais são as espécies presentes nos manguezais?
De acordo com as condições de sobrevivência nos ambientes lodosos dos manguezais, as três espécies vegetais presentes, chamadas de mangues, são classificadas em: A fauna dos manguezais é formada por inúmeras espécies de crustáceos, peixes, moluscos, além de reunir algumas espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios.
Por que os mangues não sobrevivem nesse ecossistema?
Essa baixa diversidade se deve às condições desse ecossistema, pois poucas espécies conseguem sobreviver em ambientes com pouco oxigênio, alta concentração de sal e solo instável. Os mangues apresentam adaptações que lhes permitem sobreviver num ambiente com características estressantes como o manguezal.