Quais a origem dos produtos terapêuticos utilizados na fitoterapia?

Índice

Quais a origem dos produtos terapêuticos utilizados na fitoterapia?

Quais a origem dos produtos terapêuticos utilizados na fitoterapia?

A fitoterapia ou terapia pelas plantas é uma das mais antigas práticas terapêuticas da humanidade. Ela remonta há cerca de 8.500 a.c. e apresenta origens tanto no conhecimento popular (etnobotânica) como na experiência científica (etnofarmacologia).

Como se prepara fitoterápicos?

De acordo com a Anvisa, o medicamento fitoterápico é um remédio produzido a partir de vegetais ou plantas medicinais com alguma ação terapêutica. Eles também são caracterizados por dispor de um conjunto de princípios ativos que são conseguidos a partir de partes de plantas, como raízes, folhas e sementes.

Quando a humanidade iniciou a utilização da fitoterapia?

(2002), a fitoterapia é algo bastante antigo, de épocas remotas, tem como referências desse conhecimento de uso de plantas há mais de sessenta mil anos, sendo considerado que as primeiras descobertas foram feitas por estudos em ruínas do Irã, já existiam farmacopéias que reuniam as ervas e suas indicações terapêuticas ...

O que é produzido nos procedimentos fitoterápicos?

Os medicamentos fitoterápicos são definidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como aqueles que são obtidos a partir de derivados vegetais e que os riscos, os mecanismos de ação e onde agem no nosso corpo são conhecidos. Esses medicamentos são feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal.

Onde os riscos da fitoterapia estão presentes?

Entretanto, podemos dizer que um dos maiores problemas do uso indiscriminado de fitoterápicos é que as substâncias presentes em algumas plantas podem interagir de forma negativa com certos medicamentos empregados no tratamento de doenças como, por exemplo, diabetes e hipertensão.

Qual a diferença de plantas medicinais e fitoterápicos?

Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colhê-la e como prepará-la. Normalmente, são utilizadas na forma de chás e infusões. Quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico.

Qual a diferença de plantas medicinais para fitoterápicos?

Portanto, diante dessas informações, podemos apontar que a principal diferença entre as plantas medicinais e os fitoterápicos é que um é matéria-prima do outro. Para além disso, enquanto os vegetais são utilizados sem qualquer processamento, os medicamentos passam por uma transformação industrial.

Como funcionam os medicamentos fitoterápicos?

Entenda aqui o que é e como funcionam os medicamentos fitoterápicos na voz dos especialistas. Saiba qual serve para o quê e como identificar se é eficaz. Os fitoterápicos são medicamentos feitos somente à base de plantas, sem a adição de químicos e sintéticos produzidos em laboratório.

Como é considerado um fitoterápico?

Esses medicamentos são feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal. É importante destacar que não é considerado um fitoterápico aquele medicamento que contém substâncias ativas isoladas, bem como sua associação com extratos vegetais. Todo fitoterápico deve ter sua ação comprovada através de estudos farmacológicos e toxicológicos.

Qual a história da fitoterapia?

A fitoterapia é tão antiga quanto à história da humanidade, tendo surgido independentemente em grande parte dos povos, fazendo parte da evolução humana, sendo o primeiro recurso terapêutico utilizado. A mais antiga referência conhecida sobre o uso das plantas data de mais de sessenta mil anos.

Como os fitoterápicos são comercializados?

Os ativos vegetais são retirados das plantas. Assim, suas raízes, folhas, flores e sementes são manipuladas, industrializadas e padronizadas para a comercialização. Por isso, assim como os medicamentos convencionais, os fitoterápicos passam por processos industriais de produção e seguem rigorosamente os controles de qualidade.

Postagens relacionadas: