Como são chamadas as áreas de encontro de placas tectônicas?

Índice

Como são chamadas as áreas de encontro de placas tectônicas?

Como são chamadas as áreas de encontro de placas tectônicas?

Existem três tipos de encontro de placas tectônicas, são eles: encontro divergente, convergente e transformante (Figura 2). Estes encontros podem gerar montanhas, vulcões, terremotos e tsunamis.

Onde estão localizadas as placas tectônicas?

As placas tectônicas compõem a camada externa e sólida do Planeta Terra chamada de litosfera, onde estão localizadas os continentes e oceanos. Essa camada é formada por sete placas tectônicas principais, que são rígidas e mudam de posição se encaixando como um jogo de quebra-cabeças.

Quais são as placas Tectonicas divergentes?

Um limite divergente ocorre com o afastamento de placas tectônicas que se movem em sentidos opostos, sendo assim, há adição de material magmático à crosta terrestre neste ponto. ... Um de vários exemplos de limite de placas divergentes é o encontro entre a placa Sul-americana e a placa Africana no meio do Oceano Atlântico.

O que ocorre na região de encontro de placas divergentes?

O encontro de placas tectônicas divergentes ocorre o aparecimento de uma cordilheira. O encontro de placas convergentes ocorre vulcões, terremotos , arcos de ilhas etc. O encontro de placas conservativas ocorre uma falha aonde uma escorrega lateralmente á outra no qual também provoca/ ocorre terremoto.

O que são placas tectônicas resposta?

As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. Elas sustentam os continentes e os oceanos e são conduzidas pelas correntes de convecção, resultado do calor irradiado do magma incandescente da Terra, que está em constante movimento.

Quais os tipos de encontro de placas tectônicas?

Existem três tipos de encontro de placas tectônicas, são eles: encontro divergente, convergente e transformante (Figura 2).

Qual a área das placas tectônicas?

Deste modo, o encontro divergente está associado à criação de crosta, aumentando a área das placas tectônicas. Ocorrem geralmente no fundo dos oceanos e formam as chamadas dorsais meso-oceânicas, que podem chegar até 4000 metros de altitude.

Como ocorre o encontro entre duas placas?

Esse tipo de encontro ocorre quando duas placas se movem lateralmente, em direções opostas, sem haver consumo nem expansão de nenhuma delas. O exemplo clássico para esse caso é a Falha de San Andreas, na Califórnia (Figura 3). Falha de San Andreas.

Como se localiza a placa tectônica Sul-Americana?

Essa placa tectônica se desloca para oeste, se afastando da Dorsal Mesoatlântica e se aproximando das Placas de Nazca e do Pacífico. Por localizar-se exatamente no centro da Placa Sul-Americana, o país não sofre com abalos sísmicos significativos.

Postagens relacionadas: