Como é a formação da imagem em exames de medicina nuclear?

Índice

Como é a formação da imagem em exames de medicina nuclear?

Como é a formação da imagem em exames de medicina nuclear?

O exame de diagnóstico por imagem realizado pela medicina nuclear é também chamado de cintilografia e constitui um método de imagem não invasivo, obtido após a administração de pequenas doses de radiofármaco, por via intravenosa, via oral ou via inalatória, de acordo com a indicação do exame.

Como são chamadas as imagens de medicina nuclear?

É composto por imagens fisiológicas da medicina nuclear (PET – tomografia por emissão de pósitrons) e anatômicas (CT – tomografia computadorizada).

Como são produzidas as imagens na cintilografia?

Nela, as imagens são obtidas por meio da radiação emitida pelo material administrado ao paciente. Os radionuclídeos podem ser administrados por via oral, venosa, subcutânea ou inalatória. As fontes são distribuídas para diferentes órgãos dependendo das características de cada radiofármaco e pela composição dos tecidos.

Quais são as características da medicina nuclear que a difere das outras modalidades de diagnóstico?

Embora a Medicina Nuclear também seja aplicada para realizar diagnósticos por imagem, ela usa métodos diferentes e é usada em situações bem específicas. Os seus métodos de realizar exames incluem o uso de radiofármaco, substâncias radiomarcadoras de nutrientes e proteínas.

Qual o preparo para o exame de medicina nuclear?

Preparo: É necessário jejum de 2 horas. Trazer 1 limão para uso nos exames (excreção salivar). O paciente vem ao serviço de medicina nuclear faz a injeção do radioisótopo e após 10 minutos é realizado o exame.

Quais doenças são diagnosticadas pela medicina nuclear?

A Medicina Nuclear analisa a anatomia dos órgãos e também seu funcionamento em tempo real, permitindo diagnósticos e tratamentos mais precoces e precisos para doenças como cânceres, problemas do coração e problemas neurológicos, entre outras.

Qual o nome do equipamento utilizado na medicina nuclear?

Os raios gama têm origem nos núcleos atómicos, e são utilizados na grande maioria dos exames em medicina nuclear. Os raios gama são detectados por um equipamento apropriado, a Câmara Gama. O principal radionuclídeo emissor de radiação gama utilizado em medicina nuclear é o tecnécio.

Como preparar um exame de Medicina Nuclear?

O preparo para um exame de medicina nuclear depende do tipo de exame e do tecido a ser estudado. Alguns exames exigem que o paciente faça jejum de 2h a 12 h antes do exame. Para outros, o paciente terá que tomar um laxante ou enema.

Quais são os exames de diagnóstico em medicina nuclear?

Quer os exames de diagnóstico, quer os atos terapêuticos realizados em Medicina Nuclear consistem na administração de radiofármacos específicos para cada órgão ou doença que se pretende estudar ou tratar. A radiação emitida é detectada pelo equipamento utilizado, seja a Gama-câmara ou o Tomógrafo de PET, e são geradas imagens.

Por que os exames de medicina nuclear são seguros?

Em geral, os exames de medicina nuclear são seguros. As doses de radiação são muito pequenas e os radionuclídeos oferecem baixo risco de toxicidade para provocar uma reação alérgica. Embora raro, alguns pacientes podem sentir dor e apresentar inchaço no local onde o material é injetado.

Qual a especialidade de Medicina Nuclear?

JAIR DA SILVA MENDONÇA-Tec. FAF E DANIEL BORGES DA SILVA-Tec. FAF. Medicina Nuclear Éuma especialidade médica que dedica-se ao diagnóstico e tratamento de diversas doenças através de utilização de pequenas quantidades de substâncias radioátivas, que são administradas ou engeridas pelos pacientes.

Postagens relacionadas: