Quais são as glândulas endócrinas?
Quais são as glândulas endócrinas?
Os hormônios são substâncias produzidas pelas chamadas glândulas endócrinas. Essas glândulas produzem secreções que são lançadas diretamente na corrente sanguínea. No nosso corpo, o conjunto dessas glândulas forma o chamado sistema endócrino. A seguir conheceremos as principais glândulas endócrinas e seus hormônios:
Quais são os tipos de glândulas do nosso corpo?
Existem dois tipos de glândulas: as exócrinas (que secretam substâncias que saem do corpo, como o suor e a saliva) e as endócrinas (que produzem hormônios que garantem o equilíbrio do nosso corpo). São sete glândulas endócrinas: hipófise, tireóide, paratireóides, supra-renais, pâncreas, ovários e testículos.
Qual a secreção da parte endócrina?
Parte endócrina: secreção dos hormônios insulina, glucagon e gastrina. Parte exócrina: produz óvulos. Parte endócrina: secreção dos hormônios estrogênio e progesterona. Parte exócrina: produz espermatozoides. Parte endócrina: secreta o hormônio testosterona. Essas eliminam exclusivamente a secreção. Não ocorre perda da célula secretora da glândula.
Quais são as glândulas que causam a secreção?
A secreção é eliminada na superfície do epitélio de revestimento que a originou. Exemplos: glândulas mamárias, sudoríparas, sebáceas, salivares, gástricas, intestinais, entre outras. São glândulas que não possuem ductos ou canais para transporte de substâncias. Não entram em contato com o epitélio do qual se originaram.
Quais são as glândulas exócrinas?
Glândulas exócrinas: apresentam a porção secretora associada a dutos que lançam suas secreções para fora do corpo (como as glândulas sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas) ou para o interior de cavidades do corpo (como as glândulas salivares);