Qual o nome dado aos estrangeiros em Atenas?

Índice

Qual o nome dado aos estrangeiros em Atenas?

Qual o nome dado aos estrangeiros em Atenas?

metecos Apenas os homens livres nascidos em Atenas eram considerados cidadãos. Por isso, estavam excluídos da vida política as mulheres, os escravos e os estrangeiros, chamados de metecos.

O que são os metecos?

Metecos: Eram os estrangeiros residentes em Atenas, geralmente se dedicavam ao comércio. O fato de Atenas ter sido uma cidade cosmopolita contribui para uma grande presença de metecos.

Quais grupos sociais de Atenas possuíam direitos políticos?

Democracia ateniense A principal delas é que apenas os considerados cidadãos possuíam direitos políticos. Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.

Qual era a origem de Atenas?

Atenas era uma cidade jônica, situada na pequena península da Ática. Desde os tempos dos antigos, seus habitantes se entregavam a navegação marítima e, em contato com outros povos de civilizações adiantadas aprenderam e desenvolveram os elementos de uma vida espiritual e materialmente superior.

Qual foi a cidade-estado de Atenas?

Na Grécia Antiga, a cidade-estado de Atenas foi a que atingiu o maior grau de desenvolvimento social, econômico e cultural. Desta forma, a sociedade ateniense foi a que chegou, na Grécia Antiga, a um maior nível de complexidade e diversidade.

Qual a organização política de Atenas?

A organização política de Atenas Tal como nas demais cidades da Hélade, havia em Atenas a classe dos aristocratas, os eupátridas (bem nascidos), como ali eram chamados. Estes, apos a morte de Codro, elegeram um magistrado vitalício, com o título de Arconde, responsável pelo governo, mas despojado das prerrogativas reais.

Quem foi o governo de Atenas?

O governo de Atenas coube, depois de algumas lutas, a Clístenes, homem de origem aristocrática, mas de tendências populares. Nomeado arconde realizou reformas políticas de grande importância, aboliu a divisão de classes e permitiu que todos os domiciliados em Atenas fossem considerados cidadãos.

Postagens relacionadas: