Qual a diferença entre monômeros e polímeros?

Índice

Qual a diferença entre monômeros e polímeros?

Qual a diferença entre monômeros e polímeros?

Polímeros são moléculas grandes (macromoléculas) compostas pela união de várias moléculas pequenas, denominadas de monômeros. Os monômeros são moléculas de pouca massa, formadas por meio de reações de adição ou condensação, chamada de reações de polimerização. Juntas compõem uma grande cadeia de polímeros.

O que são monômeros em biologia?

Os monômeros são moléculas de pouca massa, formadas por meio de reações de adição ou condensação, chamada de reações de polimerização. Juntas compõem uma grande cadeia de polímeros. O termo polímero vem da união de duas palavras gregas: “poli” e “mero”.

Quais são os tipos de monômeros?

Os monômeros podem formar diferentes tipos de polímeros. Os monômeros iguais ou do mesmo tipo podem ser unidos e os chamados homopolímeros podem ser gerados. Como exemplo, o estireno, um monômero que forma o poliestireno, pode ser mencionado.

Qual o significado do termo “monômero”?

O termo “monômero” combina o prefixo mono-, que significa “um”, e o sufixo -mer, que significa “parte”. Um monômero é uma estrutura ou unidade repetitiva dentro de um tipo de molécula grande conhecida como polímero.

Quais são os polímeros?

Eles também podem se conectar para formar estruturas menores: um dímero é composto por dois monômeros e um trímero, três, por exemplo. Os polímeros podem consistir em muitos milhares dessas unidades.

Quais são os mononucleotídeos?

-Os mononucleotídeos, que formam as macromoléculas chamadas ácidos nucleicos de DNA e RNA , respectivamente, também são monômeros muito importantes dentro dessa categoria.

Postagens relacionadas: