Qual o ritmo da ciranda?

Índice

Qual o ritmo da ciranda?

Qual o ritmo da ciranda?

O ritmo, quaternário simples, lento, com o compasso bem marcado por um toque grave da zabumba (ou bumbo) na cabeça do compasso e toques abafados nos outros tempos, acompanhado pelo tarol, o ganzá, o maracá, é coreografado pelo movimento dos cirandeiros.

O que é ciranda Pernambucana?

O que é ciranda? “Dança de conjunto com formação em círculo que ocorre em Pernambuco e na Paraíba. A coreografia é bastante simples: no compasso da música, dão-se quatro passos para a direita, começando-se com o pé esquerdo, na batida forte do bombo, balançando os ombros de leve no sentido da direção da roda.

Quais as características da ciranda na dança?

Dança de conjunto com formação em círculo que ocorre em Pernambuco e na Paraíba. A coreografia é bastante simples: no compasso da música, dão-se quatro passos para a direita, começando-se com o pé esquerdo, na batida forte do bombo, balançando os ombros de leve no sentido da direção da roda.

Qual é a origem da Ciranda?

Ciranda é um tipo de dança e música de Pernambuco. É originada mais precisamente na Ilha de Itamaracá, através das mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando eles chegarem do mar.Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido.

Qual é a música da Ciranda Pernambucana?

Pergunte às crianças se elas sabem o que é e quais são as características de uma ciranda. Mostre a música da Ciranda Pernambucana e questione se conseguem identificar algum instrumento.

Como colocar os alunos em contato com a Ciranda Pernambucana?

- Colocar os alunos em contato com a Ciranda Pernambucana: música, instrumentos, canto e dança. - Desenvolver a lateralidade, a noção espaço-temporal, o ouvido musical e a capacidade de dançar junto com os demais em uníssono. Ciranda Pernambucana.

Por que a Ciranda é uma dança para crianças?

Ao expandir-se pelo país, a ciranda foi associada, em outros estados, às crianças. No entanto, em Pernambuco ainda é considerada uma dança de roda para adultos. Musicalmente, são usados principalmente instrumentos de percussão, como o zabumba, o tarol, o ganzá e a maraca.

Postagens relacionadas: