Qual é a classificação dos anelídeos?

Índice

Qual é a classificação dos anelídeos?

Qual é a classificação dos anelídeos?

Eles podem ser classificados em oligoquetas, poliquetas e hirudíneos. Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado).

Quantas e quais são os grupos de anelídeos?

Há três grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".

Em quais grupos foram divididos os anelídeos Cite exemplos?

Os três grupos (classes) dos anelídeos e seus representantes são:

  • Polychaetas: apresentam muitas cerdas na lateral do corpo. Exemplo: vermes aquáticos.
  • Oligochaeta: são animais com poucas cerdas no corpo. Exemplo: minhocas.
  • Hirudinea: esses animais não apresentam células pelo corpo. Exemplo: sanguessuga.

Quais são as minhocas?

As minhocas são animais anelídeos e apresentam um corpo alongado e segmentado. Possuem grande importância econômica e ecológica, atuando na fertilização natural dos solos.

Qual a capacidade de uma espécie de minhoca?

Ou seja, o ciclo da vida não poderia ser mantido e a morte de cada criatura significaria, de fato, o fim de toda a vida. Algumas espécies de minhoca são capazes de movimentar até 250 toneladas de hectares de solo. Assim, é possível garantir a homogeneidade, a porosidade e a disponibilidade de ar do solo.

Por que as minhocas variam muito de tamanho?

Desde que as minhocas – esses vermes anelídeos, de corpo segmentado, parentes da sanguessuga – deram sinal de vida na face da Terra, cerca de 500 milhões de anos atrás, elas têm tido quase tantas utilidades quanto o número de suas espécies: são cerca de 4 500 classificadas até agora. As minhocas variam muito de tamanho.

Por que as minhocas são animais?

As minhocas são animais pertencentes ao filo Annelida (apresentam corpo dividido em segmentos ou metâmeros em forma de anel), classe Clitellata, pois apresentam clitelo (estrutura glandular que secreta substâncias para a produção do casulo, que abriga os ovos na reprodução) e subclasse Oligochaeta.

Postagens relacionadas: