Como é o vocabulário das cantigas de maldizer?

Índice

Como é o vocabulário das cantigas de maldizer?

Como é o vocabulário das cantigas de maldizer?

A cantiga de maldizer é a sátira direta, desbocada, vulgar, grosseira, chula, por vezes obscena ou pornográfica, chegando a citar o nome da pessoa-alvo da sátira. No exemplo abaixo, o autor faz uma depreciação à imagem de um trovador, considerando-o literariamente fraco.

Quais são os tipos de cantiga do trovadorismo?

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

Quais são as características das cantigas de maldizer?

Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara. Muitas vezes, há trechos de baixo calão e a pessoa alvo da cantiga é citada nominalmente.

Por que eram chamadas de cantigas?

Por ter esse acompanhamento musical, eram chamadas de cantigas. Foram várias as cantigas trovadorescas que se destacaram nesse período, dentre elas as cantigas líricas e as cantigas satíricas.

Quais são as cantigas de amigo?

Nas cantigas de amigo a mulher fala da ausência do seu amado. Mesmo a voz do eu lírico sendo feminina, são os trovadores que escrevem essas cantigas. Os autores falam sobre os pensamentos femininos, passando exatamente o sentimento das mulheres. Essas cantigas são redigidas na primeira pessoa e, às vezes, em forma de diálogo.

Quais são as cantigas contemporâneas?

Com base neles, foram feitas gravações contemporâneas de algumas cantigas, como “Ondas do mar de Vigo”, do jogral Martin Codax, permitindo que possamos ouvir as cantigas conforme foram idealizadas por seus autores. As cantigas dividem-se em dois tipos: lírico e satírico.

Quais são as cantigas de amor?

As cantigas de amor são escritas na primeira pessoa, nela o eu-lírico se mostra complemente submisso à mulher amada. Um dos trovadores de maior destaque nesse tipo de cantiga foi D. Dinis, ele escreveu 138 textos. se non dade-me-a morte.

Postagens relacionadas: