Quem foi o descobridor da radioterapia?

Índice

Quem foi o descobridor da radioterapia?

Quem foi o descobridor da radioterapia?

A radioterapia é um dos pilares do tratamento oncológico, junto com a cirurgia oncológica e a oncologia clínica. Após a descoberta dos raios-X, em 1895, pelo alemão Wilhelm Conrad Röntgen, sua utilidade clínica como um meio de tratamento do câncer foi apreciada pela primeira vez em 1899.

Quais são as RI's utilizadas em salas de radioterapia?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem.

Qual foi a primeira forma de utilizar radiação como tratamento?

João Luis Fernandes da Silva – A primeira forma de utilizar a radiação não foi através de um aparelho colocado distante do tumor (teleterapia). Na verdade, eram isótopos colocados em contato com o tumor, a braquiterapia. A propósito, “braqui” é um prefixo grego que significa junto de, em contato com o tumor (Figura 3).

Como a radioterapia é classificada de acordo com sua finalidade?

A radioterapia interna ou braquiterapia utiliza fontes de radiação interna (a curta distância). Na braquiterapia o material radioativo é colocado, por meio de instrumentos específicos, próximo à lesão tumoral. Radioterapia interna pode envolver um implante radioativo, uma solução líquida ou uma injeção intravenosa.

O que é um aparelho de radioterapia?

É um aparelho que gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica. O aparelho direciona para a área que se deseja tratar. Essa radiação no tecido doente promove a destruição desse tecido. Essa modalidade de tratamento do câncer é muito importante para uma série de tumores.

Postagens relacionadas: