Como a cafeína afeta o sistema nervoso?

Índice

Como a cafeína afeta o sistema nervoso?

Como a cafeína afeta o sistema nervoso?

A cafeína tem ações estimulantes sobre o funcionamento do sistema nervoso central (cérebro). Ela ajuda a manter a vigília e a atenção da pessoa. No entanto, na concentração em que está presente nos energéticos (semelhante à concentração encontrada em uma xícara de café expresso), seus efeitos são bastante limitados.

Quais são os efeitos da cafeína?

Dentre os efeitos da cafeína temos o aumento do estado de vigília e sensação de alerta, proporciona sensação de bem-estar e diminuição da fadiga. Além desses efeitos ela pode levar a efeitos indesejáveis como o aumento de secreção gástrica, aumento do refluxo gastroesofágico, riscos de aborto, pode levar a sensação de ansiedade, angústia, ...

Como funciona a cafeína para o corpo?

Para algumas pessoas a cafeína não funciona mais como estimulante, mas apenas como um “lembrete” para o corpo dos efeitos que ela tem. Isso significa que quando alguém que toma muito café para de ingeri-lo pode se sentir cansado e sonolento. Isso ocorre porque a pessoa se tornou viciada na substância.

Como funciona a relação entre café e cafeína?

Mas atenção: segundo a pesquisa, a relação só funciona para quem não está habituado a ingerir café. Segundo estudo realizado na França, pessoas que consomem cafeína têm mais facilidade para focar em alguma tarefa, mesmo quando estão fatigadas. Contudo, consumir muito da substância pode causar o efeito contrário.

Como a cafeína é utilizada no tratamento de dor?

Atualmente a cafeína é utilizada tanto na dieta quanto em medicamentos associados para tratamento de dor e pode apresentar interação com vários medicamentos causando riscos a usuários de medicamentos como fluconazol, fluoxetina, verapamil, ciprofloxacino entre outros da mesma classe.

Postagens relacionadas: