Como a onda sonora pode ser classificada?
Como a onda sonora pode ser classificada?
O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).
Quais são os tipos de ondas e suas características?
a) Ondas unidimensionais: São ondas que se propagam em uma só direção como por exemplo as ondas em cordas. b) Ondas bidimensionais: São ondas que se propagam em um plano tendo como exemplo mais clássico as ondas em uma superfície de um lago. c) Ondas tridimensionais: São ondas que se propagam em todas as direções.
O que são ondas mecânicas e como podemos classificar?
Ondas mecânicas são aquelas capazes de se propagarem apenas em algum meio físico. Entre as alternativas mostradas acima, portanto, são ondas mecânicas somente ultrassom, infrassom e vibração.
Quais são os exemplos de ondas?
São exemplos de ondas: ondas eletromagnéticas (luz visível, radiação infravermelha, raios ultravioletas, ondas de rádio), som, vibrações e terremotos. *Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
Quais são as ondas secundárias?
As ondas S ou secundárias são ondas transversais ou de cisalhamento, o que significa que o solo é deslocado perpendicularmente à direcção de propagação como num chicote. No caso de ondas S polarizadas horizontalmente, o solo move-se alternadamente para um e outro lado.
Quais são as ondas P E S?
Essas ondas são o resultado da interferência de ondas P e S. Estas ondas provocam vibração no sentido contrário à propagação da onda, ou seja, um movimento de rolamento (descrevem uma órbita elíptica), e a sua amplitude diminui rapidamente com a profundidade.
Qual a velocidade das ondas S?
As ondas S propagam-se apenas em corpos sólidos, uma vez que os fluidos (gases e líquidos) não suportam forças de cisalhamento. A sua velocidade de propagação é cerca de 60% daquela das ondas P, para um dado material.