Quais são os grupos de glicídios?
Quais são os grupos de glicídios?
Os glicídios são divididos em 3 grupos: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos. São glicídios simples que não sofrem hidrólise são nomeados de acordo com a quantidade de Carbono da cadeia.
O que é considerado polissacarídeos?
Polissacarídeos são grandes polímeros naturais formados por cadeias de monossacarídeos ligados entre si por ligações glicosídicas, que são ligações covalentes resultantes da condensação de dois monossacarídeos. Insolúveis em água, os polissacarídeos são carboidratos, também conhecidos como glicanos.
O que são monossacarídeos Cite exemplos?
→ Monossacarídeos: São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Como exemplo, podemos citar a glicose, frutose e galactose.
Quais são os glicídios?
Os glicídios possuem várias denominações, tais como: glucídios, glúcides, hidratos de carbono e carboidratos. Esses compostos sintetizados pelos organismos vivos, que fazem parte da função mista poliol e aldeído ou poliol e cetona, podem ser classificados segundo o critério de ocorrer hidrólise ou não.
Qual a bioquímica dos glicídios?
Bioquímica Glicídios. Os glicídios ou carboidratos são elaborados pelos vegetais clorofilados, a partir da água e gás carbônico durante o processo de fotossíntese. C n (H 2 O) n Fórmula geral dos glicídios, na qual n refere-se ao número de átomos de carbono da cadeia principal.
Por que os glicídios estão presentes nos vegetais?
Nos vegetais os glicídios entram na constituição das paredes celulares, formadas basicamente por celulose, e nos fungos, por quitina, que é um outro tipo de glicídio que também faz parte do esqueleto externo (exoesqueleto) dos artrópodes. Armazenam energia para os seres vivos.
Quais são os polímeros da glicose?
Os mais importantes são os polímeros da glicose ou seja, aqueles formados por várias moléculas de glicose. Celulose: Encontrada principalmente nos vegetais, participa da constituição da parede celular. Quitina: Ocorre na parede celular dos fungos e no exoesqueleto de artrópodes, como insetos, aranhas e crustáceos. Amido: Encontrado nos vegetais.