Como se determina o pH de um alimento?

Índice

Como se determina o pH de um alimento?

Como se determina o pH de um alimento?

Para medirmos o pH de uma substância com precisão, utilizamos o peagâmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência – a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.

Quanto à acidez como são classificados os microrganismos?

- Alimentos muito ácidos, que possuem pH inferior a 4. De modo geral, os bolores e as leveduras possuem maior tolerância a pH mais baixo do que as bactérias. Por isso, os alimentos de baixa acidez (pH >4,5) são os mais sujeitos a multiplicação microbiana.

Qual o pH dos fungos?

Os bolores e leveduras crescem em pH em torno de 5 e 6, mas a maioria tolera uma variação no pH, havendo fungos filamentosos que crescem em pH 1,5 a 11, mas as leveduras não aceitam o meio alcalino.

Qual o valor do pH de um alimento?

A razão para tais valores de pH é que os ácidos e bases naturalmente presentes nos alimentos tendem a ser fracos. O valor do pH de um alimento é uma função direta dos íons de hidrogênio livre presentes naquele alimento.

Qual é o pH da indústria de alimentos?

Em termos técnicos, o pH é a atividade do íon hidrogênio em uma solução. É medido em uma escala de 0 a 14, com 7 sendo neutro. O monitoramento eficaz do pH na indústria de alimentos começa com o teste de matérias-primas e continua durante a produção até o produto acabado.

Por que os alimentos não têm influência nos níveis de pH?

Os alimentos provavelmente não têm uma influência significativa nos níveis de pH. Porém, alimentos mais alcalinos, como verduras, brotos, abacates e outros alimentos vegetais poderosos fornecem ao nosso corpo vitaminas, minerais e fitoquímicos essenciais.

Qual a composição química de um alimento?

A composição química de um alimento é descrita geralmente em termos do seu conteúdo em porcentagem de carboidratos, proteínas, lipídeos, cinzas (minerais) e água. É o que chamamos de composição centesimal dos alimentos.

Postagens relacionadas: