Como as glândulas exócrinas se classificam quanto a natureza ou tipo da secreção?
Índice
- Como as glândulas exócrinas se classificam quanto a natureza ou tipo da secreção?
- Quais são as glândulas merócrinas?
- Qual a classificação das glândulas mamárias?
- Quais tipos de glândulas exócrinas podemos encontrar na pele?
- Quais as características das glândulas holócrinas?
- Quais são as glândulas exócrinas?
- Quais são as glândulas que causam a secreção?
- Como ocorre a secreção nas glândulas endócrinas?
- Como classificar as glândulas endócrinas?
Como as glândulas exócrinas se classificam quanto a natureza ou tipo da secreção?
As glândulas exócrinas são classificadas quanto ao modo de liberação de sua secreção em merócrinas, apócrinas e holócrinas. As merócrinas são aquelas cuja secreção é liberada para a superfície livre através de vesículas, recobertas por membrana, pelo processo de exocitose, não resultando em perda de citoplasma.
Quais são as glândulas merócrinas?
As merócrinas são aquelas em que a secreção é eliminada sem que haja perda do citoplasma da célula secretora. Nas glândulas apócrinas, a secreção apresenta porções do citoplasma das células secretoras. ... Como exemplo desse tipo de glândula, podemos citar a tireoide, paratireoide, adrenal e hipófise.
Qual a classificação das glândulas mamárias?
As glândulas mamárias, classificadas como exócrinas (secretoras),estão presentes em ambos os sexos de todos os mamíferos. No entanto, a produção de leite ocorre geralmente nas fêmeas.
Quais tipos de glândulas exócrinas podemos encontrar na pele?
As glândulas exócrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberação da sua secreção, como merócrinas, holócrinas e apócrinas. Nas glândulas merócrinas, como o pâncreas e a glândula sudorípara, a secreção é liberada por exocitose, sem perda de outro material celular.
Quais as características das glândulas holócrinas?
Glândula holócrina é um tipo de glândula, onde a célula inteira morre e se destaca, participando da constituição da própria secreção da glândula. exemplo: glândula sebácea.
Quais são as glândulas exócrinas?
Os produtos celulares das glândulas exócrinas são coletados no ducto e viajam para a superfície quando o ducto está em contato com a superfície. Além disso, as glândulas exócrinas incluem as glândulas sudoríparas, sebáceas, mamárias e glândulas que secretam enzimas digestivas. A maioria das glândulas do corpo é exócrina.
Quais são as glândulas que causam a secreção?
A secreção é eliminada na superfície do epitélio de revestimento que a originou. Exemplos: glândulas mamárias, sudoríparas, sebáceas, salivares, gástricas, intestinais, entre outras. São glândulas que não possuem ductos ou canais para transporte de substâncias. Não entram em contato com o epitélio do qual se originaram.
Como ocorre a secreção nas glândulas endócrinas?
Nas glândulas apócrinas, a secreção apresenta porções do citoplasma das células secretoras. Já as holócrinas eliminam a secreção que é constituída pela própria célula secretora. Nas glândulas endócrinas, a secreção é lançada diretamente na corrente sanguínea
Como classificar as glândulas endócrinas?
Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que ...