Como as taxas de juros podem ser classificadas?
Como as taxas de juros podem ser classificadas?
Taxas de juros: nominal, efetiva, real, equivalente e aparente. ... No caso do mercado financeiro, as taxas de juros podem ser classificadas quanto ao regime de capitalização – simples (linear) e composta (exponencial), ou de acordo com uma taxa de juros específica.
Quais são os dois tipos de juros?
Os juros simples são calculados sobre o valor total e são mais comuns em operações como empréstimo. Já os juros compostos são calculados sobre o valor total + os juros simples cobrados sobre ele – é o chamado “juros sobre juros”.
O que é uma taxa efetiva?
A taxa efetiva é aquela que o período de formação e incorporação dos juros ao capital coincide com aquele a que a taxa está referida. Exemplos: a) Uma taxa de 5% ao mês com capitalização mensal. b) Uma taxa de 75% ao ano com capitalização anual.
Quais são as taxas de juros?
Tipos de Taxas de Juros. As taxas mais utilizadas no Brasil são: Sistema Especial de Liquidação e Custódia, conhecida como TAXA SELIC, que é responsável pela negociação de títulos públicos.
Qual a taxa nominal de juros?
A taxa nominal de juros é usada para demonstrar os efeitos da inflação no período analisado, tendo por base os fundos financeiros (empréstimos). Por exemplo, vamos supor que um empréstimo no valor de R$ 5 000,00 seja pago ao final de seis meses com o valor monetário de R$ 7 000,00.
Por que a taxa real de juros não existe?
No caso da taxa real de juros, o efeito inflacionário não existe, por isso ela tende a ser menor que a taxa nominal. Isso ocorre porque ela é formada através da correção da taxa efetiva pela taxa de inflação do período da operação.
Como é cobrada a taxa de juros?
A taxa de juros pode ser cobrada de duas maneiras. A taxa de juros simples ocorre quando o valor dos juros incide, a cada período, sobre o valor originalmente emprestado. Existe também a taxa de juros composta, que incide sobre todo o saldo devedor.