Como os cromossomos são classificados explique?
Índice
- Como os cromossomos são classificados explique?
- Quanto à posição do centrômero quando o centrômero está um pouco afastado do centro o cromossomo pode ser classificado como?
- Como são classificadas as células de cromossomos?
- Qual a função do cromossomo?
- Quais são as extremidades do cromossomo?
- Qual a diferença entre duas metades cromossômicas?
Como os cromossomos são classificados explique?
De acordo com a posição do centrômero, os cromossomos podem ser classificados em: Metacêntrico: centrômero na região central do cromossomo; ... Acrocêntrico: centrômero próximo a um dos polos; Telocêntrico: centrômero presente em um dos polos.
Quanto à posição do centrômero quando o centrômero está um pouco afastado do centro o cromossomo pode ser classificado como?
O centrômero recebe denominações diferentes dependendo da sua posição nos cromossomos: metacêntrico - quando o centrômero está localizado exatamente no meio do cromossomo; submetacêntrico - quando ele está "um pouco" afastado do centro (e, em cada cromátide, os braços têm tamanhos diferentes);
Como são classificadas as células de cromossomos?
As células também são classificados com relação aos conjuntos de cromossomos que apresentam: as que apresentam dois conjuntos de cromossomos são denominadas diploides (2n) ou células somáticas; já as células que apresentam apenas um cojunto de cromossomos recebem a denominação de haploides (n).
Qual a função do cromossomo?
Essa região é denominada de telômero e tem como função proteger o cromossomo contra danos e permitir que a duplicação do DNA ocorra corretamente, sem desgastar os genes durante ciclos sucessivos de replicação. Os cromossomos aparecem em diferentes estados de condensação durante a vida da célula.
Quais são as extremidades do cromossomo?
Extremidades dos cromossomos onde não existem genes, mas sim algumas repetições de nucleotídeos que protegem o cromossomo. Na cromatina as moléculas de DNA podem estar associadas a duas classes de proteínas: as histonas e as não histonas.
Qual a diferença entre duas metades cromossômicas?
Essas duas “metades” cromossômicas, denominadas cromátides-irmãs são idênticas e surgem da duplicação do filamento cromossômico original, que ocorre na interfase, pouco antes de a divisão celular se iniciar. Durante o processo de divisão celular, as cromátides-irmãs se separam: cada cromátide migra para uma das células-filhas que se formam.