O que são efeitos diretos e indiretos da radiação?

Índice

O que são efeitos diretos e indiretos da radiação?

O que são efeitos diretos e indiretos da radiação?

mecanismo direto, quando a radiação interage diretamente com as moléculas importantes como as de DNA, podendo causar desde mutação genética até morte celular; mecanismo indireto, quando a radiação quebra a molécula da água, formando assim radicais livres que podem atacar outras moléculas importantes.

Quais os efeitos da radiação no corpo humano?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

O que são efeitos biológicos da radiação?

Os fenômenos biológicos da radiação são uma conseqüência dos fenômenos físicos e químicos. Alteram as funções específicas das células e são responsáveis pela diminuição da atividade da substância viva, por exemplo: perda das propriedades características dos músculos.

Quais são os efeitos da radiação?

Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta mas significativa de radiação. Já os agudos são imediatos. Ocorrem naqueles indivíduos que tiveram contato com material radioativo ou que se expuseram a grande quantidade de radioatividade.

Qual a manifestação dos efeitos da exposição à radiação?

A manifestação dos efeitos agudos da exposição à radiação acontece de maneira imediata, e aparecem quando alguém tem contato com uma grande quantidade de radiação diretamente, como acontece com os bombeiros retratados na série Chernobyl.

Por que as pessoas expostas à radiação?

Nesse momento, as pessoas expostas à radiação têm todas as mucosas do seu corpo comprometidas e os sintomas mais aparentes são a evacuação e o vômito com sangue, já que o funcionamento do fígado fica completamente comprometido.

Qual a origem da radiação?

Segundo a física, a radiação consiste na emissão de energia por meio de ondas. Alguns elementos químicos - como urânio, césio e plutônio, por exemplo - não possuem núcleos estáveis, ou seja, as partículas que os formam não possuem equilíbrio.

Postagens relacionadas: