Como transcrever um predicado?

Índice

Como transcrever um predicado?

Como transcrever um predicado?

Predicado verbo-nominal

  1. Verbo Transitivo + Objeto + Predicativo do Sujeito. Exemplo: A filha chegou triste em casa. Sujeito: a aluna. ...
  2. Verbo Transitivo + Objeto + Predicativo do Objeto. Exemplo: Marina viu o pai satisfeito. Sujeito: Marina. ...
  3. Verbo Intransitivo + Predicativo do Sujeito.

Quais são os tipos de predicado?

Para compreendermos os tipos de predicado existentes na Língua Portuguesa, temos, primeiramente, que saber a definição de predicado. Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. Predicado Verbal O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado.

Como é classificado o predicado verbal?

(Predicado Verbal) Os exemplos I e II são classificados como predicado nominal, pois possuem verbo de ligação e a parte mais importante, ou seja, o núcleo, é o predicativo do sujeito, respectivamente representado pelos adjetivos: benigno e rasgado. Já os exemplos III e IV possuem verbos nocionais ou significativos.

Quais as duas palavras que formam o predicado?

Percebemos que as duas palavras que formam o predicado estão diretamente relacionadas ao sujeito: amanheceu (verbo significativo) e ensolarado (nome que se refere ao sujeito). O predicado apresenta, portanto, dois núcleos: amanheceu e ensolarado.

Qual a palavra mais importante do predicado?

A palavra mais importante do predicado: nervosos. Núcleo do predicado: nervosos (adjetivo → predicativo do sujeito). Quando o núcleo do predicado for um nome (adjetivo ou substantivo), ele será chamado de predicado nominal. O predicado nominal é composto por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito.

Postagens relacionadas: