Qual a classificação dos polissacarídeos?

Índice

Qual a classificação dos polissacarídeos?

Qual a classificação dos polissacarídeos?

Classificação dos polissacarídeos Homopolissacarídeos: apresentam um tipo de monossacarídeo. Exemplos: amido, celulose, glicogênio, pectina, quitina e tunicina. Heteropolissacarídeos: apresentam dois ou mais tipos de monossacarídeos. ... Polissacarídeos lineares: a união dos monossacarídeos resulta em uma cadeia linear.

Como os polissacarídeos Diferenciam-se entre si de que forma podem ser classificados?

Existem dois tipos: Homopolissacarídeos: Uma molécula composta por monômeros da mesma espécie. Exemplo: celulose, composta por unidades de glicose. Heteropolissacarídeos: Uma molécula de carboidrato composta por diferentes tipos de monossacarídeos.

Qual é a classificação dos polissacarídeos de a função de cada um?

os polissacarídeos são classificados em dois grupos dependendo da função biológica que cumprem: ... Quando esta não participa do metabolismo energético, é armazenada na forma de um polissacarídeo que nas plantas é conhecido como amido nos animais e nos fungos como glicogênio.

Quais são os monossacarídeos mais pequenos?

Os monossacarídeos são moléculas não hidrolisáveis e redutoras (grupos aldeído e cetona podem sofrer oxidação), sendo classificadas de acordo com o número de átomos de carbono. O gliceraldeído (aldotriose) e a di-hidroxiacetona (cetotriose) são os monossacarídeos mais pequenos com apenas 3 átomos de carbono (C 3 H 6 O 3 ).

Quais são os Trissacarídeos?

Trissacarídeos: carboidratos formados pela junção de três monossacarídeos, por exemplo a rafinose (glicose + frutose + galactose); Polissacarídeos: carboidratos formados inúmeros monossacarídeos em uma longa cadeia polimérica, como por exemplo amido, quitina e celulose.

Quais são os dissacarídeos?

Dissacarídeos: Os dissacarídeos nada mais é que a junção de dois monossacarídeos, o mais comum encontrado é a lactose que possui a ligação da glicose+galactose;

Quais são os carboidratos dissacarídeos?

Dissacarídeos: carboidratos formados pela junção de dois monossacarídeos, por exemplo a lactose (glicose + galactose); Trissacarídeos: carboidratos formados pela junção de três monossacarídeos, por exemplo a rafinose (glicose + frutose + galactose);

Postagens relacionadas: