Como as costelas se articulam com as vértebras?

Índice

Como as costelas se articulam com as vértebras?

Como as costelas se articulam com as vértebras?

Os doze pares de costelas articulam-se diretamente às vértebras torácicas, estando em contato com o corpo vertebral e o processo transverso de cada uma das 12 vértebras. As costelas possuem algumas particularidades estruturais que as tornam diferenciadas das demais estruturas.

Qual a diferença entre as costelas verdadeiras falsas e flutuantes?

Ressaltando que são as 7 primeiras costelas; Falsas: 3 pares, elas se articulam indiretamente com o esterno; Flutuantes: 2 pares, são os dois últimos pares de costelas. ... Recebem esse nome porque não se articulam com o esterno, estão fixadas somente às vértebras.

Qual o nome do osso entre as costelas?

O esterno é um osso chato com o formato da letra "T" em caixa alta, localizado na parte anterior do tórax.

Como chama o osso no meio da costela?

Costocondrite (dor no esterno): o que é, sintomas e tratamento. A costocondrite é a inflamação das cartilagens que ligam as costelas ao osso esterno, que é um osso encontrado no meio do peito e é responsável por sustentar a clavícula e a costela.

O que são as costelas falsas?

As costelas falsas (vertebrocondrais) consistem nas costelas VIII, IX e, às vezes, a X, nas quais suas cartilagens unem-se à cartilagem das costelas acima delas, portanto, a conexão com o esterno é indireta.

Quais as costelas verdadeiras?

As costelas 1 a 7 são classificadas como costelas verdadeiras (costelas vertebrosternal). A cartilagem costal de cada uma dessas costelas se liga diretamente ao esterno. As costelas 8–10 são chamadas de costelas falsas (costelas vertebrocondrais).

Quais são as costelas da cavidade torácica?

Vértebras torácicas são ligadas a 12 pares de costelas que envolvem a parte frontal do corpo, onde 10 dos 12 pares também se ligam ao esterno, ou osso do peito. A proteção de órgãos vitais, como o coração e os pulmões, é alcançada pela fixação das costelas ao esterno e às vértebras torácicas, formando a cavidade torácica.

Quais são as costelas da coluna torácica?

Ilustração: solar22 / Shutterstock.com. As costelas, juntamente com o esterno (osso localizado na região média do tronco) e cartilagens costais formam um dos maiores elementos de sustentação do corpo quando se fala em estruturas anatômicas. Os arcos costais fixam-se na coluna torácica, formando assim o que chamamos na anatomia de caixa torácica.

Como se articulam as costelas?

As costelas encontram-se fixadas junto às doze vértebras torácicas, protegendo assim órgãos importantes para o funcionamento do organismo. Cada uma das costelas articula-se diretamente à vértebra correspondente, ou seja: o primeiro par articula-se à vértebra T1, o segundo par articula-se à T2, e assim sucessivamente.

Quais são as vértebras torácicas na coluna?

Vértebras torácicas são os doze segmentos vertebrais (T1-T12) que compõem a coluna torácica. Essas estruturas têm muito pouco movimento porque estão firmemente presas às costelas e ao esterno (esterno). Como há muito pouco movimento, as vértebras na região torácica da coluna geralmente não são fontes de dor nas costas.

Postagens relacionadas: