Qual a posição de Platão sobre a política?

Índice

Qual a posição de Platão sobre a política?

Qual a posição de Platão sobre a política?

A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno. Esta seria sua cidade ideal. Esta seria sua cidade justa.

Quais são os três diálogos de Platão?

  • Eutífron.
  • Apologia.
  • Críton.
  • Fédon.

Quais são as principais ideias de Platão?

Platão achava que existia uma realidade abstrata dentro da realidade material. Essa realidade abstrata seria o Mundo das Ideias, que é o responsável por dar forma a tudo que nós conhecemos no mundo material. ... Além disso, uma das principais ideias de Platão relacionava este universo à razão.

Como podemos imaginar a educação para o pensamento platônico?

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.

Qual era o papel da filosofia na política de Platão?

Platão era avesso à democracia como forma de governo e acreditava que a aristocracia chefiada pelo melhor e mais apto (o rei filósofo) deveria ser o governo adotado na cidade perfeita. Para saber mais sobre a obra e as diferentes contribuições filosóficas platônicas, acesse: Platão.

Quais são os diálogos?

O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro (dialogein[1] em grego), trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo fundamentado. O acordo é a condição e ao mesmo tempo o fim do diálogo.

Quais são as 9 horas Tetralogias?

(1) República; (2) Alcibíades Maior; (3) Teages; (4) Êutifron; (5) Clitofonte; (6) Timeu; (7) Fedro; (8) Teeteto; (9) Apologia.

Quais são as ideias de Platão sobre mente e corpo?

O dualismo já estava presente na filosofia do filósofo grego Platão, entendendo que a mente e o corpo seriam duas entidades distintas. ... Ambos defendiam um dualismo de entidades, sendo que a mente seria uma entidade e o corpo seria outra entidade distinta.

Postagens relacionadas: