Quais são os exames realizados na medicina nuclear?
Índice
- Quais são os exames realizados na medicina nuclear?
- Quem faz medicina nuclear?
- Qual o papel das técnicas nucleares na medicina nuclear?
- Quais as vantagens da medicina nuclear para os RX?
- Quais são os exames de diagnóstico em medicina nuclear?
- Por que os exames de medicina nuclear são seguros?
- Qual a especialidade de Medicina Nuclear?
- Qual a contraindicação dos exames de Medicina Nuclear?
Quais são os exames realizados na medicina nuclear?
Os exames comumente utilizados em medicina nuclear são:
- Cintilografia óssea.
- Gamagrafia com gálio.
- Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan).
- Gamagrafia de tireoide.
Quem faz medicina nuclear?
O médico nuclear é coordena exames e tratamentos que utilizam radiação ionizante, administra doses de radiofármacos, emite laudos e pareceres e realiza diagnósticos. O médico auxilia no tratamento de doenças benignas e tumores malignos.
Qual o papel das técnicas nucleares na medicina nuclear?
“As tecnologias utilizadas por médicos nucleares são consideradas muito revolucionárias em relação a diagnóstico e tratamento. Além de nos oferecerem mais precisão na detecção desse tipo de câncer, com potencial de garantir mais tempo e qualidade de vida aos pacientes”, afirma o Dr.
Quais as vantagens da medicina nuclear para os RX?
A existência de inúmeros tipos de substâncias radioativas (radiofármacos) permite a avaliação de diferentes órgãos. Além de assertiva, a medicina nuclear é muito segura, não é invasiva e tem poucas contraindicações.
Quais são os exames de diagnóstico em medicina nuclear?
Quer os exames de diagnóstico, quer os atos terapêuticos realizados em Medicina Nuclear consistem na administração de radiofármacos específicos para cada órgão ou doença que se pretende estudar ou tratar. A radiação emitida é detectada pelo equipamento utilizado, seja a Gama-câmara ou o Tomógrafo de PET, e são geradas imagens.
Por que os exames de medicina nuclear são seguros?
Em geral, os exames de medicina nuclear são seguros. As doses de radiação são muito pequenas e os radionuclídeos oferecem baixo risco de toxicidade para provocar uma reação alérgica. Embora raro, alguns pacientes podem sentir dor e apresentar inchaço no local onde o material é injetado.
Qual a especialidade de Medicina Nuclear?
JAIR DA SILVA MENDONÇA-Tec. FAF E DANIEL BORGES DA SILVA-Tec. FAF. Medicina Nuclear Éuma especialidade médica que dedica-se ao diagnóstico e tratamento de diversas doenças através de utilização de pequenas quantidades de substâncias radioátivas, que são administradas ou engeridas pelos pacientes.
Qual a contraindicação dos exames de Medicina Nuclear?
Os exames de medicina nuclear são contraindicados para mulheres com suspeita ou gravidez confirmada. O preparo inclui algumas restrições alimentares, por tempo variável, além da suspensão temporária de alguns medicamentos, mas sempre a critério do médico solicitante. As instruções são fornecidas de acordo com o exame indicado.