Como são feitos os fantoches?

Índice

Como são feitos os fantoches?

Como são feitos os fantoches?

Os fantoches de mão têm corpo oco, pois é ali que a mão do titereiro se encaixa. A cabeça e os braços do boneco são movimentados pelos dedos do titereiro, que em geral fica escondido, para que o público veja somente o boneco. Normalmente, o personagem é visto da cintura para cima e não tem pernas.

Onde surge o teatro de bonecos?

Na Pré-história, o Teatro de Bonecos era encontrado nas cavernas, movendo-se em sombras projetadas com as mãos ou com os dedos, para o deleite dos habitantes. A origem do Teatro de Bonecos é uma das mais remotas maneiras de diversão entre a humanidade. Registros dessa forma de expressão artística datam de 422 ac .

Quais os tipos de bonecos para o teatro?

Teatro de Formas Animadas!

  • por Tiago Almeida. Grupo Girino Teatro de Animação. ...
  • Boneco de Luva [ Fantoche ] Boneco que o manipulador calça na mão, como os mamulengos. ...
  • Boneco de Vara. ...
  • Marionete ou Boneco de Fio. ...
  • Boneco de Balcão. ...
  • Boneco de Sombra [ Silhueta ] ...
  • Teatro Negro.

Qual é o material utilizado para a confecção dos bonecos?

Diversos são os materiais que atualmente usados para a confecção das bonecas, tais como: madeira, palha, tecido, plástico, porcelana, papel, pelúcia e vinil, papel machê, cera e gesso, dentre outros.

Quais são os materiais utilizados para a fabricação dos fantoches?

Existem diversos tipos de fantoches. Tanto aqueles feitos com tecido, os feitos em EVA e também os feitos com feltro. E não importa como eles são feitos e montados, pois o objetivo de entreter pode ser conquistado de qualquer forma! Basta usar criatividade e emoção nas histórias.

Como o teatro de bonecos chegou ao Brasil?

O teatro de bonecos chegou ao Brasil com a tradição do teatro de fantoches e teve grande repercussão e divulgação no país, principalmente no Nordeste. Esse é apenas um exemplo dentre os tipos de títeres, os fantoches ou bonecos de luva são para serem vestidos nas mãos, dessa forma normalmente não há pernas e, quando existem, essas são inanimadas.

Por que o teatro de bonecos é restrito a peças infantis?

Essa consequência se deve ao fato de não possuírem expressões faciais e não induzirem o público a pensar na história de vida do personagem, como naturalmente uma pessoa atuando o faz, sendo assim, dão uma conotação mais momentânea para a peça. Perante esse viés artístico crítico ressaltamos que teatro de bonecos não é restrito a peças infantis.

Qual a graça do boneco?

A graça do boneco está em sua associação de movimento e sonoridade, o que encanta e seduz principalmente o público infantil. O Teatro de Bonecos está sempre intimamente ligado ao entorno histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo.

Qual a preocupação com os bonecos?

Nessa circunstância, a preocupação está no desgaste e tempo de caracterização vocal do artista, pois o que provoca emoções e dá expressão aos bonecos são as vozes e os pequenos gestos possíveis através da manipulação.

Postagens relacionadas: