Qual o material usado para produzir as pinturas rupestres?
Qual o material usado para produzir as pinturas rupestres?
Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza.
Onde é feito a pintura rupestre?
As pinturas rupestres foram feitas em rochedos e paredes de cavernas durante a pré-história, período que antecedeu a escrita. Nesta época, o homem era nômade e alimentava-se de frutos, peixes e pequenos animais.
Quais são as pinturas rupestres?
As pinturas rupestres apresentam características singulares como as temáticas, técnicas e materiais empregados. Essas manifestações possuem algumas distinções, dividindo-se em gravuras rupestres e pinturas rupestres. A primeira consiste na aplicação de pigmentos sobre superfícies, e a segunda é a gravação de desenhos feitos com fissuras nas rochas.
Quais são as pinturas e gravuras?
Estas ficam em paredões de arenito, na entrada das cavernas que eram abrigos nos períodos de caçadas e pensa-se que foram feitas por grupos de caçadores. As pinturas e gravuras são classificadas em dois grandes grupos: obras com motivos figurativos e obras com motivos geométricos.
Quais são as cavernas de pinturas rupestres?
Existem várias cavernas pelo mundo onde podem ser vistas pinturas rupestres, inclusive no Brasil. Os pesquisadores classificaram a pintura rupestre presente nos sítios arqueológicos brasileiros em tradições, conforme as características de cada estilo encontrado e o período em que foi realizada. 1. Tradição Nordeste (C.12.000 AP – C.6.000 AP)
Qual a dimensão das gravuras?
As gravuras têm como suporte superfícies verticais de xisto, com exposição preferencial a nascente. A dimensão das gravuras oscila entre cm, embora predominem as de 40-50 cm de extensão. As técnicas de gravação usadas são a picotagem e o abrasão, que por vezes coexistem, com o abrasão regularizando a picotagem.