Como o olho humano enxerga as cores?

Índice

Como o olho humano enxerga as cores?

Como o olho humano enxerga as cores?

A cor é percebida através dos cones na nossa visão. Existem no olho cerca de seis milhões de cones e a ausência ou deficiência dos cones causa o daltonismo. A cor representa uma percepção para o cérebro e o estimula a diferenciar uma cor da outra.

O que são as cores e como o nosso olho enxerga as cores?

A cor é a impressão causada nos olhos pela luz solar, sendo percebida através do seu comprimento de onda pelo cérebro. A cor natural, que chamamos de branca, é a união de todas as cores visíveis ao olho humano, compostas pelos espectros de vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Será que existem cores que não conseguimos enxergar?

É verdade que existem cores que não conseguimos enxergar? O espectro captado pelo olho humano é limitado, então dá para afirmar que sim. Essas cores provavelmente estão presentes no nosso dia-a-dia, mas simplesmente não conseguimos processá-las.

Por que as cores não existem?

Se você sempre se perguntou o que define as cores de objetos e por quê enxergamos determinadas cores e outras não, a resposta pode ser mais chocante do que você espera: cores não existem. Aliás, melhor dizendo, elas existem, mas dependem do observador, ou seja, existem diferentemente para cada pessoa e/ou espécie.

Por que enxergamos um objeto?

O fato de enxergamos um objeto significa que nele encontra-se um feixe de luz, tal que o faça visível aos nossos olhos. Um fato muito importante de ser fixado no nosso conhecimento é que, só enxergamos o objeto porque o mesmo recebe luz proveniente de uma fonte luminosa, diferente da nossa concepção de que o objeto tem luz própria.

Por que não lidar com essas cores?

Ao menos não sem algum tipo de equipamento e, principalmente, sem uma boa dose de imaginação ao lidar com essas cores. A maioria dessas cores, muitas vezes chamadas de “proibidas”, é o resultado da fusão de outras duas cores, que geralmente se encontram muito distantes no espectro visível.

Postagens relacionadas: