O que significa a base da pirâmide etária?
O que significa a base da pirâmide etária?
A base da pirâmide apresenta a população mais jovem, enquanto no topo estão inseridas as faixas etárias dos idosos. Dessa forma, o termo “pirâmide” diz respeito ao desenho clássico do gráfico, com base larga e topo estreito, o que lembra uma forma triangular de uma pirâmide.
Como podemos interpretar uma pirâmide etária?
Análise das pirâmides etárias
- Topo: representa a população idosa.
- Corpo: representa a população adulta.
- Base: representa a população jovem.
- Eixo horizontal: corresponde à quantidade de pessoas (em valor absoluto ou em porcentagem). À direita, estão as mulheres. ...
- Eixo vertical: corresponde às faixas de idade.
Qual a estrutura da pirâmide etária?
As pirâmides etárias possuem uma estruturação comum: são compostas por barras superpostas, apresentando base, corpo e topo. As barras inferiores, ou seja, a base e parte do corpo da pirâmide, correspondem à população jovem. Já as barras superiores, ou seja, parte do corpo até o topo, correspondem à população mais velha.
Quais são as pirâmides etárias de países subdesenvolvidos?
As pirâmides etárias de países subdesenvolvidos apresentam, comumente, bases largas, indicando uma grande quantidade de jovens. Já seu topo é estreito, o que representa um menor percentual de idosos. Isso permite analisar que, nesses países, há problemas relacionados às políticas públicas.
Qual a expectativa de vida das pirâmides etárias?
A principal informação fornecida pelas Pirâmides Etárias diz respeito à expectativa de vida das populações e, portanto, traduz-se em termos de qualidade de vida das mesmas. Assim, quanto mais alta for esta pirâmide, melhores serão as condições de existência.
Como delimitar a pirâmide etária?
Através da pirâmide etária é possível delimitar as estratégias governamentais a médio e longo prazos para gestão de recursos. Se a população pende para um aumento no número de jovens, serão necessários investimentos que deem suporte para esse crescimento populacional.