Como são produzidos os medicamentos fitoterápicos?

Índice

Como são produzidos os medicamentos fitoterápicos?

Como são produzidos os medicamentos fitoterápicos?

De acordo com a Anvisa, o medicamento fitoterápico é um remédio produzido a partir de vegetais ou plantas medicinais com alguma ação terapêutica. Eles também são caracterizados por dispor de um conjunto de princípios ativos que são conseguidos a partir de partes de plantas, como raízes, folhas e sementes.

Quais são os tipos de medicamentos fitoterápicos?

No Brasil, o Ministério da Saúde, torna disponível a utilização de medicamentos fitoterápicos na saúde pública....Utilização na saúde pública.
Nome científicoNome popularUso
Eleutherine plicataMarupa, palmeirinhaHemorroida, vermífugo
Equisetum arvenseCavalinhaDiurético

O que é um remédio fitoterápico?

Medicamentos fitoterápicos são formulados por meio do extrato de matérias-primas ativas vegetais para o tratamento e prevenção de problemas de saúde.

Quais são as características de um medicamento para ele ser considerado fitoterápico?

Podemos afirmar, portanto, que o fitoterápico é fabricado a partir de uma planta medicinal que foi industrializada, não sendo considerados como fitoterápicos aqueles que possuem substâncias ativas isoladas em sua composição.

Por que não comprar medicamentos fitoterápicos?

Lembre-se também de avisar o seu médico de que está fazendo uso desses medicamentos e de plantas medicinais, uma vez que eles podem interagir com outros medicamentos. É importante destacar também que medicamentos fitoterápicos devem ser adquiridos somente em farmácias autorizadas pela Vigilância Sanitária.

Quais são os fitoterápicos?

Os fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais. Eles possuem sua eficácia e os riscos advindos do seu uso bem conhecidos.

Como industrializar os fitoterápicos?

O processo de industrialização evita contaminações por micro-organismos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior segurança de uso. Os fitoterápicos industrializados devem ser regularizados na Anvisa antes de serem comercializados.

Como consumir fitoterápicos e plantas medicinais?

O consumo de fitoterápicos e de plantas medicinais tem sido estimulado com base no mito “se é natural não faz mal”. Porém, ao contrário da crença popular, eles podem causar diversas reações como intoxicações, enjoos, irritações, edemas (inchaços) e até a morte, como qualquer outro medicamento.

Postagens relacionadas: