Quais os tipos de enzimas encontradas nos peroxissomos?

Índice

Quais os tipos de enzimas encontradas nos peroxissomos?

Quais os tipos de enzimas encontradas nos peroxissomos?

catalase Os peroxissomos, além de conterem enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, têm também grandes quantidades da enzima catalase. A catalase converte o peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada (H2O2), e água e gás oxigênio.

Qual a principal enzima encontrada nos peroxissomos?

A principal função do peroxissomos é digerir algumas substâncias. Isso porque em seu interior estão armazenadas as enzimas oxidases. ... Na reação química acima, podemos notar que a enzima catalase dos peroxissomos degrada o peróxido de hidrogênio, transformando-o em água e oxigênio.

Quais enzimas encontramos nos lisossomos e nos peroxissomos?

Essa organela apresenta uma infinidade de enzimas capazes de digerir as mais variadas substâncias, entre elas podemos destacar as lipases, proteases, nucleases, fosfolipases e fosfatases. Em face dessa característica, os lisossomos estão intimamente relacionados com as funções heterofágicas e autofágicas da célula.

Qual a principal enzima encontrada nos peroxissomos e dê um exemplo de sua função?

A principal função do peroxissomos é digerir algumas substâncias. Isso porque em seu interior estão armazenadas as enzimas oxidases. Essas enzimas oxidam os ácidos graxos para a síntese de colesterol.

Como ocorre a oxidação do peróxido de hidrogênio?

Essa reação resulta na produção de peróxido de hidrogênio (H 2 O 2 ), uma substância oxidante muito prejudicial à célula, sendo imediatamente eliminada pela enzima catalase, também presente no interior dos peroxissomos. A catalase usa o oxigênio do H 2 O 2, transformando em H 2 O, para oxidar diferentes substratos orgânicos.

Quais são as células eucarióticas?

As células eucarióticas apresentam membrana nuclear e uma grande quantidade de organelas citoplasmáticas. Entre elas, destaca-se o peroxissomo, uma organela esférica descoberta no início da década de 60.

Quais são as doenças relacionadas ao cromossomo X?

Nesses casos, é possível citar: adrenoleucodistrofia ligada ao cromossomo X, pseudo síndrome de Zellweger, hiperoxalúria tipo I e acatalessemia. Os peroxissomos e as outras organelas celulares estão localizadas no citoplasma, entre a membrana plasmática e a carioteca.

Quais são as organelas celulares?

As organelas celulares são estruturas localizadas no citoplasma que atuam no funcionamento da célula. Ribossomos são estruturas constituídas por RNAr e proteínas, apresentam duas subunidades, uma maior e uma menor, e são responsáveis pelo processo de síntese... O retículo endoplasmático apresenta duas porções distintas: a lisa e a rugosa.

Postagens relacionadas: